IMPRENSA
07 de March de 2024 - 12h06

A- A A+

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Realizado no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, o evento reuniu representantes do Serviço Social da Indústria (SESI) de todo o país, entre eles, o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL de Rondônia, Jair Coelho e a especialista de Educação, Marcela Xavier, da Cebep. Neste encontro foram abordados temas como as Políticas Públicas - Novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024- 2034) e o futuro para a juventude, educação e mundo do trabalho, entre outros.

 

De acordo com Coelho “a nossa participação objetivou a captura de novos conhecimentos, assim como as novas abordagens e ressignificação do modus operandi de gerir, de atuar pedagogicamente, e de ministrar aulas na transformação digital, na superlativa conectividade, com emprego da IA proficuamente e no processo ensino-aprendizagem”, explicou.

 

O gerente de Educação ressaltou a participação das palestrantes da cátedra do Instituto Ayrton Senna de Inovação, Maria Helena Guimarães, que falou sobre a qualidade da aprendizagem e indicadores para o próximo decênio – 2024 2034 e diretora de Articulação do Movimento Pela Base, Alice Andres Ribeiro. Ambos foram categóricos quanto à necessidade da compreensão aprofundada e leitura atualizada das mais relevantes mudanças urgentes e necessárias requeridas pelo mundo da educação e do trabalho”, pontuou.

 

Sobre a abrangência do seminário e sua importância, Coelho comentou que a iniciativa do SESI Nacional é meritória, principalmente por convidar personalidades de reconhecida competência, trajetórias vitoriosas e transformadoras nas suas áreas de atuação. “Foram estendidos convites para gestores, professores e demais profissionais da educação de todo o Brasil e exterior, desta forma ocorrendo um intercâmbio rico e chacoalhante entre o universo dos participantes”, comentou.

 

Coelho acrescentou que os conhecimentos adquiridos vão agregar às ações do SESI em Rondônia. “São novas abordagens para problemas recorrentes, releituras e reinterpretações para visões de mundo educacionais, que precisam e devem ser transformadas para os tempos atuais, novas ferramentas para maximizar resultados, críticas e sugestões frente as questões de ordem legal, muita ênfase na questão da necessidade de modernização dos perfis que vão dos políticos governantes aos gestores, passando por pedagogos, docentes, estudantes”, disse.

 

A especialista de Educação Marcela Xavier lembrou que o evento reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais de diferentes partes do Brasil, tanto da rede pública quanto da privada, incluindo o SESI. “Foi uma oportunidade valiosa por várias razões, que incluem a abrangência temática, a qualidade dos palestrantes e a possibilidade de intercâmbio de ideias, entender os desafios enfrentados e explorar soluções inovadora”, ressaltou.

 

“As escolas da Rede SESI-RO vivem num crescendo quanto a transformação digital”, pontuou Marcela, “desde os projetos nacionais do Departamento Nacional, aos quais seguimos a diretriz do Departamento Regional de  aderirmos 100%, passando pela intensiva atualização e capacitação dos docentes e pedagogos até os respectivos empregos dos diversos recursos tecnológicos intermediadores da educação e do ensino-aprendizagem para dinamizar, tecnologizar, encantar e maximizar o aprendizado dos estudantes, alunos das nossas escolas SESI”, finalizou.

 

 


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL

SESI-RO conta com simuladores voltados para o ensino de ciências e de tecnologia