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4 a cada 5 brasileiros acreditam que novo ensino médio vai ajudar a reduzir evasão
Pesquisa SESI-SENAI indica que o novo modelo de ensino ajuda a manter os jovens nas escolas. Brasileiros também aprovam modelo de currículo
Uma
pesquisa encomendada pelo SESI e pelo SENAI mostra que, para 84% dos
brasileiros, as mudanças na formação dos jovens com o Novo Ensino Médio vão
ajudar a reduzir a evasão escolar. A falta de interesse dos alunos é o
principal motivo da evasão (40%), segundo dados da FGV. Com cinco anos de
experiência no Novo Ensino Médio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) são pioneiros na
implementação do modelo. Segundo a pesquisa SESI-SENAI, mais de 70% dos
brasileiros aprovam as principais diretrizes da reformulação de
ensino.
“O índice
de desempenho acadêmico dos nossos estudantes tem sido melhor no Novo Ensino
Médio, a experiência de implementação do novo método tem sido um sucesso. Não
só pelo pioneirismo, mas também pelos resultados efetivos, satisfação dos pais,
satisfação da família, satisfação sobretudo do estudante e alto desempenho
escolar”, observa o diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI,
Rafael Lucchesi.
Os
resultados otimistas vão para diferentes áreas, desde escolha de itinerário,
grade horária e desenvolvimento de conhecimentos. Um bom exemplo é que 72% dos
brasileiros estão satisfeitos com o novo modelo de currículo.
>> Confira
entrevista com o diretor do SENAI e do SESI, Rafael Lucchesi sobre o Novo
Ensino Médio.
Alinhado a
expertise dos cinco anos de implementação, o SESI vem desenvolvendo mudanças
importantes para modernizar o ensino de milhares de crianças e adolescentes. O
principal expoente da iniciativa é a Escola SESI de Referência, que traz
mudanças estruturais, na metodologia educacional e na gestão
escolar.
Assim como
no Novo Ensino Médio, as escolas de referência dão autonomia e protagonismo aos
alunos no processo educacional, buscando a formação não só de futuros
profissionais como de cidadãos críticos e inovadores. Para isso, as escolas da
rede SESI de todo o país contam com uma infraestrutura tecnológica e um
currículo próprio, alinhado à Base Nacional Comum Curricular
(BNCC).
Ao todo, 24
estados participam do projeto com cerca de 40 escolas de referência. Bahia e
Goiás, por exemplo, reformam quatro escolas por estado. Até o momento, quatro
unidades da Escola SESI de Referência estão em operação, nos municípios de
Maceió (AL), Paulista (PE), Juazeiro do Norte (CE) e São José dos Pinhais
(PR).
A pesquisa
do SESI-SENAI ouviu 2.007 brasileiros em abordagem domiciliar em dezembro de
2022. Os resultados são representativos da população com mais de 16 anos e a
margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Mudanças
estruturais, curriculares e metodológicas
A pesquisa
revela que mais de 40% dos brasileiros acreditam que o potencial do Novo Ensino
Médio para a melhora da formação do aluno é muito grande ou grande. E 80%
afirmam que o modelo irá promover a elevação da qualidade de ensino do
país.
Por isso, a
proposta pedagógica das escolas SESI de Referência segue as diretrizes do Novo
Ensino Médio, baseada no movimento STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia,
Artes e Matemática. Além disso, os alunos contam com material didático autoral,
feito com a participação dos professores e coordenadores da rede. Com as
reformas estruturais e metodológicas, o antigo formato de sala de aula e
dinâmica aluno-professor muda completamente.
As escolas
de referência inspiram os estudantes a se tornarem os protagonistas das suas
histórias, além de trazer os cinco elementos do DNA STEAM – Investigar,
descobrir, conectar, criar e refletir. Há, também, atenção ao desenvolvimento
educacional dos alunos, com lousas interativas, projetores e notebooks
individuais.
Atenção às
demandas socioemocionais dos estudantes
Para se
investir na formação dos estudantes, com foco no mercado de trabalho e desenvolvimento
de competências socioemocionais necessárias para o século XXI, as escolas SESI
de Referência visam a capacidade do trabalho em equipe, resiliência,
comunicação desenvolta e criatividade. Além de cultura maker – mão na massa –,
resolução de problemas, projetos transdisciplinares, salas invertidas e
metodologias ativas que são utilizadas para transformar o aluno no principal
protagonista do processo de ensino e aprendizado.
É por
isso que as reformas estruturais das escolas são fundamentais para garantir o
trânsito livre dos alunos e facilidade no acesso de recursos e ferramentas de
aprendizado. Os quatro pilares das escolas de referência são:
-
Organização de conteúdo e formação de profissionais da educação;
- Gestão
Escolar;
-
Tecnologias educacionais; e
-
Infraestrutura física.
Nesse
sentido, foi criado um conceito arquitetônico e identidade visual para as salas
de aula. Definidas como salas ambiente, estão organizadas por área de
conhecimento: Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
Metaética; Linguagem; Criação Maker; e Criação de Robótica.
Investimento
em centro para formação continuada de professores
Com uma
educação cada vez mais tecnológica e a chegada do Novo Ensino Médio, o SESI
criou o Centro SESI de Formação em Educação com o objetivo de preparar
professores para um novo conceito de educação. A instituição oferece formação
continuada e pós-graduação para profissionais da própria rede e de outras
instituições de ensino.
O Centro
atua em duas frentes: interna e geral-externa; a primeira é voltada para a
formação de profissionais do SESI e de multiplicadores, ou seja, pessoas que,
depois de formadas, serão capazes de capacitar outros profissionais. A segunda
frente geral-externa é para profissionais de educação, em geral,
e pós-graduação.
Uma série
baseada em histórias reais de alunos e professores
Muito além
de mudanças curriculares e estruturais, as Escolas SESI de Referência são
formadas por pessoas. Para entender mais sobre a nova dinâmica das escolas. A Agência de
Notícias da Indústria conversou com estudantes, professores,
pais e gestores dos cinco cantos do país (MS, PR, ES, TO e CE) e preparou uma
série especial que explica na prática, o que é ser uma escola de
referência:
>>>
Confira
aqui o 1º vídeo da série “Uma Escola de Referência”.
O SENAI e o
SESI
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) foram criados em 1942 e
1946, respectivamente, como uma rede nacional responsável por iniciativas de
apoio ao setor industrial brasileiro na área de educação profissional e básica,
inovação, tecnologia, saúde e segurança no trabalho. Integram essa rede ainda a
Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as federações estaduais da
indústria dos 26 Estados e do Distrito Federal, além de 1.280 Sindicatos
Patronais Industriais.
Hoje o SESI conta com mais
de 450 escolas e 300 mil alunos de ensino infantil, fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2018, a rede foi
pioneira na implementação do novo ensino médio, em parceria com o SENAI. Desde
então, já passaram pelo modelo mais de 50 mil alunos. Em 2022, foram 28 mil
matrículas do 1º ao 3º do ano do Novo Ensino Médio.
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