IMPRENSA
23 de May de 2023 - 11h02

A- A A+

Hello Geeks: SESI Lab traz programação especial com clássicos do cinema

O SESI Lab é “abduzido” pela programação nerd! Confira as atrações de sábado (27) e de domingo (28) para marcar a semana em que se comemora o Dia do Orgulho Geek

 

“Que a força esteja com você”, para quem é dos filmes; “Vida longa e próspera”, para quem é das séries. Independente de qual tipo de nerd, a programação especial deste fim de semana no SESI Lab é para você. O museu 100% interativo realizará, sábado (27) e domingo (28), sessões de cinema e debates sobre filmes clássicos de ficção científica. E, claro, muita interatividade e oficina maker para celebrar o Dia do Orgulho Geek, comemorado mundialmente no dia 25 de maio.

 

Aos sábados e domingos o museu funciona das 10h às 19h. A programação realizada na parte externa do museu é inteiramente gratuita. Já para participar de oficinas e visitas educativas nas galerias do SESI Lab é necessária a retirada de ingressos na plataforma Sympla. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), além de ampla política de gratuidade.

 

A programação especial sobre o universo geek faz parte do programa “Luz do Fim do Túnel”, no qual obras cinematográficas são projetadas na passagem subterrânea revitalizada pelo SESI Lab. A curadoria fica por conta de Rafaella Rezende e Renata Schelb, em parceria com a equipe de Programação Cultural do museu. As obras escolhidas refletem temas relevantes à contemporaneidade, sempre com foco na ciência, na inovação e na tecnologia. 

 

No sábado (27), a partir das 14h, o especial de cinema “Imaginando Futuros” promoverá o debate “Metrópolis em perspectiva(s): Imaginários e invenções de Futuro”, com a participação de Lila Foster (curadora, pesquisadora e preservacionista Audiovisual), Erika Bauer (professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Brasília) e Juliana Melo (produtora e crítica de cinema). Na sequência, às 16h, será iniciada a exibição do filme “Metrópolis”, dirigido pelo austríaco Fritz Lang, em 1927, e considerada uma das maiores produções do cinema mudo.

 

Já no domingo (28), a programação especial terá início às 11h, com a visita educativa “Futuros possíveis e prováveis”. Nela, os participantes serão convidados a conhecer a galeria Imaginando Futuros, onde serão apresentadas diferentes possibilidades de futuro da humanidade. Os assuntos propostos para a mediação são: conexão entre passado, presente e futuro; relação entre o pensamento individual e o pensamento coletivo; o uso das tecnologias no mundo e suas perspectivas futuras.

 

O filme escolhido para ser exibido e debatido no dia 28, às 16h, é o “Blade Runner: O Caçador de Andróides”de 1982, um dos grandes sucessos do diretor inglês Ridley Scott. Inspirado no livro “Os andróides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick. Entre os convidados para o debate que antecede à exibição, estão Thiago Santos de Almeida (professor de História da Universidade de Brasília), Rose May Carneiro (professora de Cinema e Audiovisual da FAC/UnB) e Bethania Maia (sócia proprietária da produtora Vaporosa e curadora de mostras e festivais de cinema).   

 

Nos dois dias, sempre às 14h30, também será realizada a oficina “Autômatos Geek”, onde os visitantes serão convidados a criar, com a temática geek, máquinas que realizam movimentos determinados e repetitivos como resposta a um estímulo mecânico. As senhas para participar das atividades precisam ser retiradas 30 minutos antes do início, no balcão de informações localizado na entrada principal do SESI Lab.

 

Clássicos do passado para projetar o futuro

 

Em um primeiro momento pode parecer um tanto estranho convocar um filme de 1927 e outro de 1982 para se imaginar futuros, mas bastarão poucos minutos de projeção para entender o porquê dos dois filmes. Além de audaciosos, distópicos e extremamente relevantes até os dias de hoje, tanto como peças estéticas com temática, olhar para como o passado imaginou o futuro nos leva a entender a circularidade do tempo.

 

Em Metrópolis, duas realidades sociais distintas se conectam e a temática do amor costura a narrativa que aponta de forma crítica para uma aposta de futuro acelerada e mecanicista.

 

Em Blade Runner, máquinas, rebeldia e uma juventude que busca possibilidades num futuro aterrorizado e castigado por andróides. A reflexão sobre distopia e realidade, máquinas e seres humanos, nos põem em alerta até com a nossa própria existência: O que queremos construir como imaginário de futuro? A partir de onde?

 

Cinema de rua e para todos os públicos

 

Com a inauguração do SESI Lab, em novembro do ano passado, Brasília ganhou também um novo espaço para projeção de filmes, com entrada liberada, sistema 6.1 de som e projeção digital. O túnel é um presente para os cinéfilos da capital federal com uma programação para todas as idades, passeando por diferentes gêneros e experimentações.

 

Com fácil acesso, gratuito e num endereço de dar inveja a qualquer cinema de shopping, o espaço oferece mostras temáticas e mensais de curtas e longas-metragens pelo programa “Luz no fim do túnel”. A programação conta com a curadoria de Rafaella Rezende e Renata Schelb, em conjunto com a equipe de Programação Cultural do museu. As obras escolhidas para a projeção refletem temas relevantes à contemporaneidade, trazendo sempre a ciência, a inovação e a tecnologia.

 

>> SERVIÇO

 

SESI Lab: arte, cultura, ciência e tecnologia

Onde fica: Setor Cultural Sul - Brasília, DF.

Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.

Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Todo primeiro domingo do mês será com entrada franca.

Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br


Mais notícias

Brasil leva maior delegação para mundial de robótica nos EUA com 140 estudantes

43 por cento dos brasileiros dizem que saúde pública deve ser prioridade do governo

SESI Lab comemora 64 anos de Brasília com entrada gratuita

Leilão de trecho BH-Juiz de Fora da BR-040 é passo importante para o setor rodoviário, avalia CNI