IMPRENSA
22 de September de 2021 - 11h22

A- A A+

Unidade SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno comemora centenário de Paulo Freire

O legado do professor Paulo Freire, que dá nome a unidade SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno, foi reverenciado por professores e alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, durante evento realizado online, via plataforma Teams, em comemoração ao centenário do educador, filósofo e autor brasileiro mais célebre do Século XX.

A iniciativa teve o objetivo de apresentar para os alunos as ações e as obras de Paulo Freire, cuja atuação, o pensamento pedagógico e o método de alfabetização de adultos são reconhecidos internacionalmente. Os alunos conheceram a história e a trajetória de Paulo Freire e demonstraram seu respeito e admiração através de desenhos e poesias.

Entre 1947 e 1954, Paulo Freire trabalhou no Serviço Social da Indústria (SESI) como diretor do setor de educação e cultura. Foi superintendente da instituição de 1954 a 1957, foi no SESI que ele tomou contato com a educação de adultos.

“Muitos de nossos alunos e comunidade não conhecem sua história e o legado deixado em nossas vidas. Deixou marcada sua filosofia baseada no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Como educador, Paulo Freire criou um método de ensino inovador acreditando que a educação era uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade”, ressaltou a coordenadora Pedagógica, Renata Christyna Gaede.

Renata acrescenta que “é de suma importância evidenciarmos e colocar nossos alunos diante destas informações e legados de nossa história, pois com essa bagagem extraordinária tivemos ainda o privilégio de recebermos quanto colégio este nome Centro Educacional Professor Paulo Freire, que honra para nós”, disse.

Conforme o professor Paulo Muniz comemorar o centenário deste ícone da história da educação é uma honra, tendo em vista, a importante contribuição de Paulo Freire para a educação brasileira, entre outros segmentos. Diante deste marco não poderíamos deixar de comemorar tão importante data.

O gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre afirma que a escola não poderia deixar passar em branco a data em que se comemora os cem anos de nascimento de Paulo Freire, cuja pedagogia é mais que um método, mas um sistema de alfabetização, indo além da leitura e da escrita, ao propor o ato de ensinar e aprender como uma ação política e cultural com vistas à mudança das condições de vida do povo.

“O brasileiro mais citado em estudos voltados à educação, Paulo Reglus Freire (1921-1997) foi um pensador que criou o movimento de pedagogia crítica. Reconhecemos a importância deste ser humano impar que tanto auxiliou a educação deixando seus marcos históricos como “Patrono da Educação Brasileira”, de acordo com a Lei nº 12.612”, finalizou Pierre. 

O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho parabenizou a equipe da unidade de Pimenta Bueno pela excelente iniciativa de homenagear Paulo Freire, uma das principais referências da educação brasileira, amplamente discutido e estudado na área acadêmica. “É fundamental esta homenagem para que nossos jovens conheçam e reverenciem este grande educador reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como Educador dos Continentes”.

Coelho ressalta que ainda hoje, Paulo Freire é um ícone da educação brasileira, sendo um dos nomes mais respeitáveis para o embasamento teórico de pesquisas relacionadas à alfabetização. As obras de Freire falam por si e se tornaram um legado importante para o desenvolvimento da visão educacional moderna.

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim