IMPRENSA
23 de August de 2021 - 10h44

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A importância da coordenação pedagógica no ambiente escolar

Faz parte do trabalho do coordenador pedagógico refletir, avaliar constantemente a prática pedagógica, a filosofia de ensino, bem como as atividades propostas e ações realizadas, buscando qualidade, criatividade e coerência em sala de aula.   Nessa trajetória, o coordenador precisa centrar o seu trabalho na ação humana, acreditar nas mudanças, possuindo assim a capacidade de interagir e conviver com as diferenças.

O coordenador pedagógico tem fundamental importância no ambiente escolar, pois promove a integração dos indivíduos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma saudável, as relações interpessoais entre os envolvidos, afirma o coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho.

Cabe ao coordenador refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar continuamente o processo de ensino-aprendizagem. “O trabalho em equipe é fonte inesgotável de superação e valorização do profissional. Entretanto, é necessário respeitar as diferentes perspectivas e aproveitar da pluralidade de ideias para indagar as possibilidades de erros e acertos, identificar e examinar as causas e consequências do que se passa na sala de aula”, disse Coelho.

A coordenadora pedagógica do SESI-SENAI-IEL de Cacoal, Rosiani Módolo destaca que em busca de ofertar uma educação de qualidade as instituições de ensino necessitam desenvolver ações que sustentem o trabalho em equipe e uma gestão que priorize o trabalho educacional de qualidade. “Esse processo é gerido pelo coordenador pedagógico que tem como tarefa articular a integração dos indivíduos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem”, explica.

Ainda conforme Rosiani, o papel do coordenador é preponderante para que a escola esteja sempre viva, visto que este profissional é quem acompanha a dinâmica das aulas e desempenho dos estudantes, auxilia e orienta a metodologia de ensino, capacita professores, organiza eventos escolares, orienta os pais sobre a aprendizagem dos filhos. Nesta função o coordenador deve pautar seu trabalho na ação humana, promovendo as mudanças e aceitar e conviver com as diferenças.

Aline Luciana de Souza e Juliane Loubach Sordino, que respectivamente atuam como coordenadoras pedagógicas nas unidades SESI-SENAI-IEL de Vilhena e SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, auxiliam os professores na relação com os alunos, por exemplo, no sentido de melhorar a forma de expor os assuntos ou as propostas avaliativas, entre outras iniciativas.

“É a coordenadora quem analisa, avalia e dá feedback para pais e professores em relação aos resultados de aprendizagem dos alunos. Portanto, ela é quem planeja formas de trabalhar as demandas dos discentes. Para cumprir a função de transformador, o coordenador fornece condições reais para a aprendizagem”, comenta Aline.

De acordo com Aline, o papel do coordenador pedagógico compreende várias atribuições, dentre elas a avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem, além do acompanhamento ao desempenho docente e discente.

Já Juliane destaca o desempenho dos profissionais da educação, considerando que avaliação dos processos sejam eficazes pelo coordenador, na fundamentação teórica embasando sua construção aos assuntos que serão apresentados aqui, pois estão sendo discutidos na atualidade e com grande relevância”, disse.

A educadora diz que, além da observação ser um forte aliado na hora da coordenação conversar com o professor sobre aspectos que já estão bem resolvidos em sala de aula e outros que precisam ser melhorados, as informações coletadas são matéria-prima para a capacitação da equipe docente.

No ponto de vista da coordenadora pedagógica do SENAI Ariquemes, Carla Viviane Nunes, a função que exerce no ambiente escolar, se faz necessária para assegurar a qualidade do trabalho da atuação do docente, acompanhamento dos registros e entregas das ações escolares. Proporcionando a integração entre docentes e alunos, através dos processos de ensino e aprendizagem, sempre buscando conquistar melhorias para as práticas pedagógicas; superando diversos desafios, com novas tecnologias, diferentes e desafiadores comportamentos dos alunos, que vêm sendo apresentados no século XXI.


 


 


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