21 de dezembro de 2017 - 16h24

Sistema Fiero apresenta Movimento a diretores de escolas

Em continuidade as ações do Movimento Rondônia pela Educação, realizado pela Federação das indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), a coordenadora estadual do Movimento, Raquel Volpato, apresentou a representantes de 279 escolas públicas municipais e estaduais de Porto Velho, Candeias e Itapuã do Oeste, as metas de trabalho estabelecidas para melhorar a qualidade do ensino para a comunidade escolar rondoniense.

Na ocasião, Raquel Volpato destacou a importância da participação dos gestores escolares ao movimento. “Precisamos fazer montar uma força tarefa com vistas a alcançar as metas propostas pelo Movimento e os gestores são fundamentais para chegarmos a estes resultados. Nós não podemos mais aceitar os resultados atuais, temos que esquecer os culpados e partir para a realização de ações que promovam a melhoria da qualidade da educação”, falou.

Raquel Volpato destacou ainda as metas as metas estabelecidas pelo programa. “Temos que integrar escola, família e sociedade no movimento de melhoria da qualidade de educação e enfatizar o protagonismo dos alunos para atingir 100% das escolas em nível adequado; zerar o analfabetismo entre os trabalhadores das indústrias de Rondônia; implantar projeto de formação para gestores escolares com vistas à gestão para resultados; promover 70% de escolaridade básica completa dos trabalhadores da indústria; promover experiências que diminuam ou erradiquem a evasão escolar e reduzir em 80% da evasão escolar identificada no Estado”, explicou.

A apresentação do programa foi realizada na sede do Ministério Público Estadual de Rondônia (MP-RO), na terça-feira (14), durante reunião com diretores escolares que tratou dos procedimentos em casos de infração escola. A reunião foi conduzida pelo Promotor de Justiça da Infância e Educação, Marcelo Lima de Oliveira. “Reunimos os gestores das escolas para tratar das questões relacionadas a infrequência, evasão, indisciplina e violência nas escolas. Neste contexto, a presença da Dra. Raquel Volpato vem somar a este trabalho, tendo em vista que o Movimento investirá nestes pontos com desenvolvimento de ações que revertam estes casos”, falou.

Oliveira pontuou que a participação da sociedade civil é essencial. “A constituição prevê a educação como uma obrigação do estado e da família, com a participação da sociedade. O Movimento Rondônia pela Educação é essa representação da sociedade que demonstra preocupação com a qualidade da educação oferecida aos alunos de Rondônia. O Movimento traz um novo foco, pois quem está no sistema, às vezes, não consegue visualizar algumas soluções que podem fáceis ou diferentes, o que dificulta ter este novo olhar. Esta mobilização da Fiero chega com este novo olhar de pessoas de áreas distintas e com muito a contribuir na busca das soluções para a melhoria da educação em Rondônia”, concluiu.

O que é?

A Indústria pela Educação é um Movimento, gestado pela Federação das Indústria de Santa Catarina (FIESC), com excelentes resultados, o que motivou a Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) a replicar no Estado, como forma de alavancar os indicadores da educação local.

Assim, nasceu o MOVIMENTO RONDÔNIA PELA EDUCAÇÃO, para mobilizar, articular e influenciar os setores econômicos e o Poder Público para melhorar a educação quanto à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino.

A proposta é reunir representantes dos setores econômicos, dos sindicatos patronais e de trabalhadores, dos setores educacionais, da sociedade civil e do Poder Público, comprometidos com a causa de contribuir para Rondônia entrar em uma rota de inovação e de desenvolvimento social econômico, tendo como mola propulsora a Educação.

Assessoria de Comunicação do Sistema Fiero