11 de November de 2021 - 12h02

Mundo SENAI inicia a todo vapor com programação nacional

A abertura de mais uma edição do Mundo SENAI, este ano com o tema “Oportunidade pós-pandemia”, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11, com transmissão via Canal do SENAI no Youtube, dentre outras plataformas como Instagram, Tik Tok, Twitter, Facebook, para todo o Brasil. Durante todo este dia as unidades do SENAI, seguindo os protocolos de saúde realizam diversas atividades presenciais, semipresenciais e virtuais.

Esta edição do Mundo SENAI tem como foco a preparação para as novas ocupações advindas do trabalho remoto e os novos desafios para conquistar espaço na indústria através de uma programação variada incluindo lives com encontros ao vivo sobre o mercado de trabalho e evolução das profissões, conversas com empresários sobre inovação, carreiras e empreendedorismo. Debates e oficinas sobre as melhores práticas da indústria e do mercado, dentre outras atividades.

SENAI Rondônia é destaque nacional no Grand Prix de Inovação

Foram anunciados os vencedores do Grand Prix SENAI de Inovação 2021, dentre eles, a unidade do SENAI de Vilhena que conquistou o terceiro lugar com a equipe Lendas de Ouro no desafio da empresa Autodesk. Já a unidade SENAI Lagoa ficou em segundo lugar com a participação da equipe Geek Shield no desafio da empresa Siemens.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago parabenizou as unidades vencedora e destacou que “estudar no SENAI é uma porta aberta à conexão com as empresas. O SENAI integra a educação profissional a uma nova perspectiva. Aproveitem para conhecer unidade na sua cidade e vejam as oportunidades e como pode mudar a sua carreira e seu futuro profissional”, pontuou.

Mundo SENAI Rondônia

As atividades do Mundo SENAI 2021 em Rondônia serão realizadas nas unidades Lagoa e CETEM, de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal e Ji-Paraná (a partir das 14 horas) e Vilhena (a partir das 13 horas), horário local. A programação conta com palestras e apresentações, oficinas, micro aulas remotas, visitações às unidades, mostra de projetos finais de cursos, entre outras atividades.

A única atividade online da programação do Mundo SENAI em Rondônia, acontece na unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa. A micro aula “Apresentação profissional para o Mundo do Trabalho”, das 16 às 18 horas. As demais ações serão presenciais.

Palestras Nacionais

Abrindo a programação nacional do evento, Gabriel Froes e Vanessa Weber, criadores do canal e podcast “Código Fonte TV”, disponíveis no Spotify e Youtube, onde compartilham as notícias de programação e tudo sobre o mundo da tecnologia. A dupla falou sobre como o domínio das tecnologias abre as portas do mercado profissional durante e após a pandemia.

Vanessa Weber disse que ao entrar na área de tecnologia ouvia falar que o desenvolvedor de tecnologia seria o emprego do futuro. “Este futuro chegou e com a pandemia, isso se intensificou muito mais. Vimos as oportunidades crescerem exponencialmente no Brasil e em todos os lugares do mundo”.

Gabriel Fróes comentou que isso pode ser chamado de revolução. “Não apenas por causa do momento que o mundo está vivendo, mas em decorrência da evolução da tecnologia da informação durante a última década, principalmente. É uma realidade que estamos vivenciando, basta citar a Indústria 4.0. O mercado de trabalho, as empresas e o negócios como um todo precisam ter uma parte tecnológica muito forte. Não apenas as grandes empresas, mas todas dos mais variados setores”.

Houve ainda um bate-papo descontraído com a cearense Leila Germano sobre como usar as tecnologias para se dar bem no mercado de trabalho. A influenciadora digital é ex-aluna do SENAI e criadora do “canal Hoje Tem”, no Spotify. Leila também compartilha temas do dia a dia e cultura popular seus canais no Instagram e Twitter.