22 de February de 2022 - 08h50

SESI-RO lança plataforma gratuita para micro e pequenos empresários a se adequarem à nova NR1

As micros e pequenas empresas contam com um novo serviço disponibilizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Trata-se de um autosserviço online para que os empresários tenham a oportunidade de desenvolver gratuitamente o programa de gerenciamento de riscos (PGR), exigido na nova norma regulamentadora 1 (NR1). Por meio do portal SESI Facilita, os usuários inserem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, no ato, já são informados se estão enquadradas nas regras para adesão ao serviço. O SESI Facilita está integrado a plataforma SESI Viva+, de inteligência em gestão de saúde e segurança no trabalho.

De acordo com o coordenador de Saúde e Segurança na Indústria (SSI) do SESI-RO, Victor Hugo Ribeiro, a medida serve para facilitar que as indústrias e empresas se adequem às novas exigências do Governo Federal, com relação ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) que substituiu o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

A plataforma, que conta com sistema de inteligência artificial com mais de 240 atividades industriais, traz um formulário para que empresas informem seu ramo de atividade e a própria plataforma apresenta um rol de processos produtivos que podem ser desenvolvidos, com mapeamento de possíveis riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Os usuários só precisam selecionar os processos que existem efetivamente na empresa, incluir setores que não foram mencionados e relacionar os funcionários que estão em cada processo produtivo. O sistema se encarrega de fazer as correlações e listar os possíveis perigos existentes em cada processo para que seja realizada a avaliação de riscos. Por fim, o sistema sugere as ações necessárias para que a empresa possa elaborar seu plano de ação para reduzir os riscos encontrados.

Além de ser sem custo, o novo sistema disponibilizado pelo SESI é autoexplicativo e fácil de usar. O relatório gerado após o preenchimento do formulário, composto por um inventário de riscos e um plano de ação, será usado para que o empresário da micro ou pequena empresa faça a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais para atendimento à legislação (NR1).