IMPRENSA
23 de February de 2022 - 09h22

A- A A+

SESI Educação de Rondônia adquire kits de alta tecnologia para coleta de dados científicos

A Rede SESI Educação de Rondônia adquiriu para todas as unidades aparelhos Labdisc modelo Gensci, um produto importado de alta tecnologia que permite aos alunos do Ensino Fundamental e Médio coletar dados científicos durante experimentos de laboratório ou de campo. De forma simples e na palma da mão, o equipamento também permite transformar dados em gráficos e/ou ainda mesclar vários dados coletados usando apenas um aparelho celular.

O aparelho coleta todos os dados em um único equipamento que pode entregar na mão de um aluno e transfere todos os dados obtidos rapidamente via bluetooth ou cabo USB. No aplicativo é possível mesclar os dados coletados, organizar em vários modelos de tabelas e gráficos que o aplicativo disponibiliza.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho lembra que hoje esse é um aparelho que as crianças já têm acesso no Ensino Fundamental em países como Rússia, Estados Unidos e México. “No Brasil, nós somos a primeira rede de ensino privado a disponibilizar essa tecnologia para alunos e os professores da Rede SESI serão os primeiros a produzir conteúdo em português para o Youtube sobre o uso desta tecnologia na área da Educação.

De acordo com o gerente da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre de Moraes, os kits foram adquiridos mediante recursos do Departamento Nacional (DN). “Foi um grande investimento do ensino privado para que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar a ciência da forma mais atual e tecnológica possível”, disse.

Conforme Pierre, “a rede SESI acompanha as tendências tecnológicas e a aquisição desses equipamentos torna o ensino/aprendizagem mais rico de informações, desta forma tornando o aluno, protagonista do saber produzir. O SESI ensina para a vida e isso inclui investir em tecnologias pioneiras no Brasil, aproximando os nossos alunos, do que há de mais moderno no mundo científico”, garante.

A professora Felícia Sousa, da disciplina de Ciências, explica que “através deste equipamento podemos formar pequenos pesquisadores e com a ajuda de um celular ou tablet podem começar a produzir artigos científicos, fazer descobertas e se destacarem no cenário nacional através de concursos culturais, abrindo portas para aplicar para uma universidade norte americana”, pontua a docente, que participou de treinamento na Didatech, empresa de tecnologia de São Paulo e é a responsável por apresentar essa novidade científica e tecnológica aos alunos.

Os alunos Luis Felipe e Mariana Bazan, da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, ambos do 7º ano, relatam que aprenderam inicialmente a aferir alguns dados de forma precisa por meio do equipamento, como por exemplo: temperatura, altura por meio de uma sonda presente no equipamento. Ambos gostaram muito dos primeiros contatos com o equipamento, e assim como os demais alunos, aguardam ansiosos pelas aulas de ciências, para aprenderem mais, no kit de laboratório.

O gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, Silvio Leite ressalta que com a chegada dos novos equipamentos para o laboratório de Ciências, o SESI de Rondônia reforça ainda mais o compromisso de levar educação de qualidade para nossos alunos. A tecnologia permite que os educadores auxiliem melhor os alunos em relação às disciplinas, fazendo com que conceitos mais complexos sejam assimilados sem maiores dificuldades.

Segundo a coordenadora de Educação da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho, Juliane Loubach, considerando que as práticas pedagógicas devem ser relacionadas ao contexto sociocultural para promover aprendizado, a utilização de tecnologias educacionais é fundamental: desenvolve protagonismo estudantil; interação entre teoria e prática; senso de colaboração e atualização. A tecnologia na sala de aula é mais que ferramenta, torna-se a aliada do conhecimento


 

 


Mais notícias

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura