14 de April de 2023 - 11h37

Porto Velho ganha novo terminal rodoviário

“Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa de resolver um problema histórico da cidade, com esse belo projeto de uma rodoviária moderna e funcional. Esse investimento é de total importância para Porto Velho, e ainda mais pelo fato de uma empresa local ter vencido o certame”. Essa fala de Marcelo Thomé, presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) reflete a satisfação dos moradores e visitantes da nossa capital, após o anúncio do início da construção do novo terminal rodoviário de Porto Velho.

Idealizado pelo prefeito Hildon Chaves, o projeto receberá investimento de 44 milhões de reais, sendo 22 milhões como contrapartida da prefeitura, mais recursos disponibilizados via emenda federal de cerca de 22 milhões do Ministério da Defesa, por meio do Programa Calha Norte, que acompanhou e aprovou desde a elaboração do projeto até a planilha orçamentária. Os trâmites legais foram gerenciados pela Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (SEMESC), através de sua secretária Rosineide Kempim.

Seu projeto arquitetônico inova com responsabilidade climática e ambiental, e foi pensado para valorizar o bem-estar da população e a estética regional amazônica.  Com a frente voltada para a avenida Carlos Gomes, preservará as árvores existentes na atual entrada, que se transformará em uma praça para pedestres. A fachada do prédio ganhará traços que remetem às ondas do rio Madeira, e o piso interior fará uma clara menção aos cortes de seringueiras.

A Madecon Engenharia, empresa local, foi a vencedora na concorrência pública e passará a executar a obra em breve, logo que o atual prédio for demolido e o terreno de 8.900 metros quadrados estiver limpo, já que a nova rodoviária será construída no espaço físico onde hoje funciona o atual terminal, na avenida Governador Jorge Teixeira, e que pertence ao município.

O prazo para que a empresa conclua a obra é de 18 meses, e a previsão é que a finalização da construção ocorra ainda no ano de 2024.  Enquanto isso, a população terá acesso aos seus serviços temporariamente no galpão da Feira Livre do Cai N’ água, localizado na rua Rogério Weber, que passou por adequações, sendo preparado para abrigar os comerciantes que ocupam a estrutura atual.

O novo terminal rodoviário de Porto Velho contará com 13 plataformas de embarque e desembarque, 26 boxes e agências para empresas, saguão de espera, sala VIP, praça de alimentação com oito lanchonetes e um restaurante, 11 lojas, banheiros, fraldário e áreas administrativas.