IMPRENSA
17 de April de 2023 - 10h46

A- A A+

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal dão show de solidariedade e empatia em atividade de Empreendedorismo Social

Sob a coordenação da professora Karine Stecca Garcia Dalla Martha, alunos do 8º Ano da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal participaram das atividades do projeto denominado Empreendedorismo Social. A cada bimestre a escola empreende ações de apoio voltadas a uma entidade beneficente e a escolhida, que neste primeiro momento, foi o Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (CERNIC).

 

De acordo com a professora Karine os estudantes foram estimulados a desenvolverem e implantarem um projeto social, focando o ambiente escolar. “O projeto foi um fazer social e econômico para a região onde estamos inseridos, uma vez que o ambiente e a prática da aprendizagem ultrapassam naturalmente as paredes escolares, envolvendo assim, as pessoas da comunidade. Nosso objetivo foi mostrar uma prática empreendedora no cotidiano, tendo como foco o desenvolvimento humano, a sustentabilidade e a superação da exclusão social”, pontuou.

 

“Sou professora de empreendedorismo da turma que desenvolveu este projeto com os alunos do CERNIC neste primeiro bimestre. Eles visitaram a instituição e conheceram melhor o dia a dia dessas crianças. “Foi realizado um dia “D” com brincadeiras, pinturas no rosto, contagem de histórias e entrega de uma lembrancinha”, disse Karine.

 

A docente ressaltou ainda que “os nossos jovens se sentiram importantes ao proporcionar algo diferente e por desenvolverem habilidades empreendedoras e uma conduta voltada a alcançar objetivos sociais. Este estreitamento de laços entre a escola e a comunidade gera benefícios a ambos, além de fortalecer a relação de respeito e confiança com a escola e promover a sua valorização junto à sociedade”, explicou a professora.

 

“O trabalho social possibilita aos estudantes conhecerem diferentes realidades e condições encontradas dentro das comunidades, a experiência fortalece o conhecimento e aproxima o jovem dos problemas sociais para que por meio da Educação busquem soluções”, afirmou a coordenadora de Educação, Rosiani Módolo.

 

De acordo com o gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, Rodolfo Lentz, o SESI em parceria com o SEBRAE, na disciplina de Projeto de Aprendizagem - Empreendedorismo e Ética, desenvolve com as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, o projeto Jovens Empreendedores Primeiro Passos (JEPP), com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora e o desenvolvimento da autonomia do nosso estudante para aprender atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

 

“Nesse sentido, a educação empreendedora incentiva que os alunos busquem o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. O projeto foi pensado e realizado por eles com a orientação da professora, que juntos passaram semanas organizando as ações, e ao mesmo tempo incentivaram alunos de outras turmas a participarem doando doces para as lembrancinhas entregues aos alunos do CERNIC”, finalizou Lentz.

 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável