IMPRENSA
01 de June de 2023 - 10h07

A- A A+

Turma do 2º ano da unidade SESI de Pimenta Bueno participam de aula de campo no Horto da cidade


As atividades de campo promovidas pela unidade SESI de Pimenta Bueno integram o processo de aprendizagem dos estudantes. A visita técnica, que faz parte do sábado letivo, aconteceu no Horto da cidade. Um dos objetivos é o aprendizado prático para os estudantes, que puderam observar as diferentes partes de uma planta e compreender cada função.

Sob a orientação da professora Laura Barbosa, durante a visita, os alunos conheceram os cuidados básicos que as plantas necessitam para crescer e se desenvolver adequadamente. Eles aprenderam a importância da água, luz solar, nutrientes do solo e outras condições essenciais para o crescimento das plantas.

A professora afirmou que os benefícios do contato com a natureza na infância são muitos mais do que contribuir para o desenvolvimento das crianças, e que estimular o contato com a natureza na infância também é fundamental para a construção de um futuro melhor. 

"Explorar o meio ambiente, conhecer diferentes espécies e entrar em contato com a natureza é fundamental para que as crianças valorizem a biodiversidade, além disso o convívio com o meio ambiente associado ao aprendizado de práticas sustentáveis também é muito importante para que as crianças se tornem protagonistas nos cuidados com o planeta e o futuro”, explicou a docente.

Laura ressaltou ainda que ao brincar ao ar livre e interagir com o meio ambiente, as crianças aperfeiçoem suas habilidades psicomotoras, estimulando diretamente o desenvolvimento integral. A vivência de uma experiência nova é extremamente importante para o desenvolvimento Infantil. A turma do 2° Ano está em uma fase que a vivência e a prática é muito importante. Esse passeio foi muito gratificante pois eles puderam viver o que estamos trabalhando no material Didático em sala de aula", pontuou. 

Segundo a coordenadora Pedagógica, Renata Gaede, "essa experiência contribuiu para o desenvolvimento de um senso de responsabilidade e consciência ambiental, incentivando-os a cuidar e preservar o meio ambiente. Por fim, essa visita integrará os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a prática, promovendo uma aprendizagem significativa. Os alunos terão a oportunidade de relacionar conceitos teóricos com a realidade das plantas, fortalecendo sua compreensão e consolidando o aprendizado", explicou.

O gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre acredita que essa atividade foi enriquecedora para os alunos, despertando seu interesse pela natureza, estimulando a curiosidade e promovendo o aprendizado ativo. Esperamos que essa experiência deixe uma impressão duradoura em suas mentes, contribuindo para o desenvolvimento integral de cada um deles.

As alunas Beatriz Araújo Soares e Maria Fernanda Araújo gostaram muito da aula, pois aprenderam mais sobre a flora local que o horto preserva. Maria Fernanda até ganhou uma planta que ela nomeou como Beijo. 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável