IMPRENSA
07 de July de 2023 - 12h10

A- A A+

Professor do SESI-SENAI-IEL de Vilhena ministra workshop “Internet das Coisas: Conectando o Futuro”

Realizado pelo professor Willian Flavio Batista de Vargas, da unidade SESI-SENAI-IEL, o workshop “Internet das Coisas: Conectando o Futuro”, teve como público alvo os jovens e funcionários que integram a Associação Agente Mirim de Vilhena. A iniciativa contou com a presença da pedagoga Vaniere Padilha.

Durante o evento, o docente abordou as quatro grandes revoluções industriais que moldaram a sociedade ao longo dos anos. Desde a Primeira Revolução Industrial com a mecanização, passando pela eletrificação na Segunda Revolução Industrial e pela Terceira Revolução Industrial com a automação, até a Era Digital da Quarta Revolução Industrial, cada uma dessas revoluções trouxe avanços inovadores que impactaram a forma como vivemos e trabalhamos.

Um dos principais temas abordados no workshop foi a Internet das Coisas (IoT), o conceito de conectar objetos e dispositivos à internet para compartilhar informações. Promovendo a interoperabilidade entre diferentes tecnologias, a IoT tem o potencial de revolucionar diversos setores, como a indústria, a saúde e a agricultura.

O palestrante também destacou a importância da Indústria 4.0, que promove a digitalização dos processos industriais. Com a utilização de tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, CPS (Sistemas Ciberfísicos), SynBio, Realidade Aumentada, Computação em Nuvem, Manufatura Aditiva e Simulações, a indústria passa por uma transformação completa, impulsionando a eficiência e a produtividade.

“Citei vários exemplos de IoT para mostrar como essa novidade está mais perto do que imaginamos. Os smartwatches, que são relógios de pulso inteligentes e computadorizados com funcionalidades que vão além de mostrar as horas, e é com frequência comparado aos assistentes digitais pessoais”, afirmou.

Também citou a Smart Home (ambiente no qual um ou mais dispositivos estão conectados à internet e podem ser controlados a distância, via smartphone ou comandos de voz). Carros inteligentes. Sensores industriais. Automação no varejo. Smart cities (sistemas e pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida). Drones.

Na parte prática do workshop, o professor demonstrou com uma maquete que apresentava um interruptor inteligente, capaz de acionar uma lâmpada de formas diferentes: através de um comando pelo smartwatch, comando pelo telefone celular através do Google Home e o que mais animou os ouvintes: A lâmpada acender através do comando de voz: “Ligar Lâmpada” através da Google Assistente. “Com essa demonstração ilustrei perfeitamente como a IoT pode tornar nossas vidas mais práticas e convenientes, proporcionando um maior nível de automação e controle sobre os dispositivos ao nosso redor”, explicou.

“Em resumo”, comentou o palestrante, “a IoT tem o poder de transformar a forma como vivemos, tornando nossas casas, cidades e indústrias mais inteligentes e eficientes. Durante este workshop, forneci conhecimentos introdutórios sobre a IoT, suas aplicações e as revoluções industriais que moldaram nossa sociedade. Percebi que eles entenderam como a IoT pode revolucionar diferentes setores, desde a indústria até a agricultura e a saúde. Acredito que eles estarão preparados para abraçar as novas tecnologias e se tornarem protagonistas desse futuro conectado, contribuindo para o avanço da sociedade e o desenvolvimento de soluções inovadoras”, frisou. 

Vaniere Padilha destacou a importância do evento, que foi realizado com o propósito de trabalhar a compreensão dos conceitos da IoT. “Essa tecnologia promete revolucionar ainda mais diversos setores, desde casas inteligentes até cidades inteligentes, saúde, transporte e indústria, no entanto, é crucial abordar os desafios e garantir que a IoT seja implementada de forma segura, ética e responsável”, finalizou.


Mais notícias

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura