IMPRENSA
03 de July de 2023 - 13h47

A- A A+

Emprego na indústria perde tração em 2023 e cai em maio, diz CNI

A variação no ano é positiva, no entanto, a previsão é de que um longo período de crescimento do emprego na indústria de transformação tenha se encerrado. Faturamento e horas trabalhadas cresceram

 

O emprego na indústria de transformação recuou 0,3% em maio na comparação com abril de 2023. Os dados são da pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e mostram que dos cinco meses de 2023, o emprego caiu em três deles. Na avaliação da economista da CNI Larissa Nocko, um longo período de crescimento do emprego na indústria de transformação se encerrou. A variação no ano, contudo, é positiva com crescimento de 0,9%.


Confira aqui entrevista com a economista da CNI Larissa Nocko sobre os indicadores.


“A queda do emprego está em linha com o esgotamento dos impulsos de crescimento do mercado de trabalho que ainda estavam associados à recuperação pós-pandemia, caracterizada por uma longa sequência de avanços”, explica a economista.


O faturamento real da indústria avançou 0,9% na comparação com abril. A série segue em trajetória de crescimento desde o final de 2021 e, nos primeiros cinco meses de 2023, acumula crescimento de 3,7% na comparação com o mesmo período de 2022. O recuo de 1,2% em abril foi revertido apenas parcialmente pelo resultado de maio. Desta forma, indicador permanece inferior ao registrado em março de 2023.


As horas trabalhadas na indústria de transformação cresceram 2,6% na comparação com abril de 2023 e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) apresentou estabilidade na comparação com abril em maio de 2023. A UCI segue em trajetória de queda desde o início de 2021. Na comparação com o resultado de maio de 2022, o recuo foi de 2,6 pontos percentuais.  


Mais notícias

FIERO destaca aprovação de PL que beneficia setor produtivo

Programa do governo deve impulsionar o mercado de crédito, avalia CNI

SUDAM promove oficina na FIERO para redução de imposto para pessoa jurídica

Fintech apresenta soluções financeiras para a indústria