14 de junho de 2019 - 15h15

Escola Senai de Ariquemes - Circuito SIS mobiliza Senai e parceiros para criação de guia eletrônico para visitantes do Parque Botânico

Baseada em uma pesquisa de campo e as preocupações da população local com o meio ambiente, a escola Senai de Ariquemes, através de mais uma ação do Circuito SIS (Senai, Indústria e Sociedade) mobilizou professores, alunos, profissionais e parceiros como a indústria Femar e a Sema, para criar e desenvolver o “Guia Eletrônico do Parque Botânico”, que vai possibilitar aos visitantes, acessando ambiente virtual, conhecer as variedades de fauna e flora regional encontradas na área do parque.

Para acessar ao conteúdo, o usuário deverá portar um smartphone com aplicativo leitor de QR-Codes, e este, após fazer a leitura, irá direcionar o usuário para a página online do guia. Os QR-Codes serão impressos em placas de pvc, e estrutura metálica, estrategicamente dispostas por toda a área do Parque botânico ao alcance dos visitantes, inclusive pessoas com necessidades especiais.

Alunos do Colégio Excelência visitaram o parque e conheceram de perto a execução do projeto criado pelo Senai Ariquemes. Os estudantes levaram os celulares e tiveram acesso, através do aplicativo leitor de QR-Code, à catalogação das espécies de fauna e flora existentes no local. Eles foram unanimes em elogiar a iniciativa do Senai, que transformou o parque também em ambiente pedagógico.

Escolhidos pelo desempenho em atividades realizadas em sala de aula, os alunos Gustavo, Alex e Sérgio ressaltaram a alegria por participarem do projeto desenvolvido no período de maio e junho de 2019, cuja ação final foi realizada no Parque Botânico de Ariquemes.

Segundo a gerente da escola Sesi-Senai-IEL de Ariquemes, Ângela Candelório Bim, esse é um projeto muito interessante que envolveu grande parte da equipe de instrutores do Senai e indústria Femar, proporcionando a população de Ariquemes e todo Vale do Jamari uma nova aprendizagem da fauna e flora do parque botânico, bem como um material pedagógico para ser utilizado como ferramenta educacional.

Ângela destaca a importância do projeto encampado pelo Departamento Nacional do Senai. “Percebemos uma possibilidade de contribuir com nossa comunidade no processo de aprendizagem da fauna e flora do Parque Botânico utilizando uma ferramenta tecnológica que todos podem acessar.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero