25 de July de 2023 - 10h55

SESI de Cacoal e Ji-Paraná realizam palestra sobre Programa de Gerenciamento de Riscos

Empresários, técnicos segurança do trabalho e profissionais da área de Recursos Humanos atendendo convite do SESI de Cacoal e Ji-Paraná, prestigiaram as palestras ministradas pelo auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, João Cortez de Medeiros, que abordou o tema “NR01 - Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais”.

Nas apresentações, dia 19 em Cacoal e 20, em Ji-Paraná, Medeiros abordou os termos e disposições gerais das regulamentações de saúde e segurança do trabalho, sua principal função e campo de aplicação. O palestrante ressaltou que a NR01 determina que todas as empresas sigam as recomendações das outras NRs ao lidar com saúde e segurança do trabalho.

Ainda conforme o palestrante “a NR01 é uma norma geral, por isso, é essencial para entendermos as demais normas reguladoras, pois esclarece quem deve cumpri-las, os pontos em comum entre todas as normas, as exceções e outras questões. A NR01 é aplicada sempre que não há uma regra específica para determinada situação”, disse.

De Cacoal, o empresário Ezequiel Câmara, da Cerâmica Líder, ressaltou que “a palestra foi muito educativa e proporcionou momentos de reflexão sobre os riscos ocupacionais aos quais nossos colaboradores podem estar sujeitos. O palestrante nos alertou para fazermos o certo, assim, nós teremos mais ferramentas para melhorar o ambiente de trabalho e também reduzir possíveis acidentes e aumentar nossa produtividade”, comentou.

O empresário elogiou a iniciativa. “Que o SESI possa dar continuidade a essas ações, trazendo à pauta temas pertinentes. No meu ponto de vista, é importante estarmos atualizados quanto à legislação trabalhista e com esta palestra tivemos a oportunidade de sanar quaisquer dúvidas sobre a NR01”, pontuou.

Segundo o coordenador de Saúde e Segurança (SESI Saúde Cacoal), Juliano Cezar Pereira Carneiro, “pelos seus conhecimentos e dinâmica de apresentar os assuntos, o João Cortez chamou a atenção dos participantes sobre os cuidados que se deve ter com manutenção das NRs no ambiente de trabalho. “Nós do SESI estamos focados em produzir mais momentos como esse, de interação com os empresários e setores ligados diretamente a saúde e segurança do trabalhador”, afirmou.

O gerente da unidade Rodolfo Lentz fez questão de elogiar e parabenizar o trabalho realizado pelo Juliano, que teve papel primordial na realização deste evento, inclusive muito bem recebido por àqueles que vieram nos prestigiar. Não poderia deixar de agradecer a participação do palestrante João Cortez, que reservou um tempo para nos brindar com seus conhecimentos.

“Uma empresa de sucesso precisa ter muito mais do que apenas bons resultados e alta lucratividade. O cuidado com a vida de seus colaboradores também entra nessa equação, daí a importância de se conhecer mais a fundo a PGR e a NR01”, lembrou Lentz.

“A palestra do auditor fiscal João Cortez, foi excelente! Extremamente relevante, com foco total na importância da segurança dos empregados no ambiente laboral, preservando vidas”, comentou Ilma Paula, do Escritório R&C Contabilidade, que atende inúmeras indústrias e empresas locais.

A gerente da unidade SESI de Ji-Paraná, Cintia Aparecida também parabenizou o engenheiro de Segurança, João Paulo, que se colocou à disposição para intermediar esse momento tão importante para as duas unidades. “O palestrante trouxe para os convidados a atualização da NR01, que tem o papel fundamental de recompor uma nova lógica das NRs, por redefinir conceitualmente os princípios da prevenção dos agravos decorrentes do trabalho e reconstrói as responsabilidades de trabalhadores, empregadores e governo neste novo contexto”, falou.

De acordo com engenheiro de Segurança do Trabalho (SESI-Ji-Paraná), João Paulo Nocete Orlando Ferreira, o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um documento que está relacionado, principalmente, à preservação da integridade física. “É um documento essencial, é por meio dele, que medidas são estipuladas a fim de prevenir acidentes, zelar pela saúde dos colaboradores e impedir que prejuízos sejam causados à empresa, à sociedade e ao meio ambiente”, esclareceu.