IMPRENSA
04 de julho de 2019 - 15h32

A- A A+

Fiero adere ao Projeto do Pacto pela Aprendizagem idealizado pelo senador Confúcio Moura

Apresentar o projeto Pacto de Aprendizagem e buscar apoio da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Sistema Fiero) e do Movimento Rondônia pela Educação (MRPE), foi a pauta da reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 4, na sala da Presidência da Fiero, com a participação do presidente Marcelo Thomé, da secretária executiva regional do senador Confúcio Moura, Vilma Alves e do assessor Bernard Nagel.

 

A meta é mudar o perfil da educação a partir dos municípios, inicialmente conquistando um saldo positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Itapuã do Oeste e Porto Velho também participam do programa. Segundo os assessores, o senador está buscando parceiros privados, como o Sistema Fiero. O conceito é mudar a realidade dos municípios através de ensino e aprendizagem para formar uma nova camada de alunos, que serão melhores profissionais e atuarão como multiplicadores do que aprenderam.

 

O objetivo, a princípio é trabalhar os municípios de Ariquemes e Itapuã para que se tornem polos de referências, mas outras cidades estão sendo estudadas para também integrar o pacto. O lançamento do projeto acontece dia 10 de agosto, em Itapuã, pela manhã e tarde, com a realização de eventos paralelos.

 

De acordo com o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, este projeto Pacto pela Aprendizagem converge com os pilares do Movimento Rondônia pela Educação, garantir aprendizado é uma das principais metas que almejamos alcançar em Rondônia com o objetivo de parar de produzir analfabetos funcionais. “A iniciativa do senador Confúcio recebe da Fiero e do MRPE apoio e a adesão para que trabalhemos juntos afim de garantir a aprendizagem na idade certa no nosso estado”, disse.

 

Thomé ressalta que o fortalecimento da educação tem sido a bandeira principal do Movimento Rondônia pela Educação. “Acreditamos que a educação é a ferramenta de transformação da realidade da criança e do adolescente, fazendo dele um cidadão melhor, sabedor dos seus direitos e deveres. A Fiero e o Movimento Rondônia pela Educação, atuante há mais de três anos, têm como bandeira principal a erradicação do analfabetismo. A melhoria da educação é nossa responsabilidade e ao apoiarmos a iniciativa do senador Confúcio Moura, estamos contribuindo para o sucesso deste projeto fundamental”, afirma.

 

O assessor do parlamentar, Bernard Nagel, a implantação deste projeto constitui um trabalho gradual, lento, e é um processo que está apenas começando e a meta é que no mandato de oito anos estas ações sejam efetivas de curto, médio e longo prazo. Uma das metas é conquistar um resultado positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), seguindo o exemplo da cidade Sobral, no Ceará, cujo índice é o maior do Brasil, 9,1. “A ideia é mudar o perfil da educação a partir dos municípios”, explica Nagel. “A prioridade do mandato de Confúcio Moura é a educação, a ciência e a tecnologia”, pontua.

 

Nagel adianta que as bases do Pacto da Aprendizagem são o diagnóstico, formatação de leis municipais e fomento a capacitação dos técnicos e gestores da educação, além de aplicar emendas parlamentares. “IDEB é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. O pacto é construído com a sociedade. Todos entes têm que contribuir: professores, diretores, corpo técnico da escola, alunos, pais e prefeito”, declara o assessor.

 

Segundo a secretária executiva regional do senador Confúcio Moura, Vilma Alves, “saímos satisfeitos desta reunião na Fiero, pois conseguimos a parceria do presidente Marcelo Thomé, que gostou e entendeu o projeto porque sabe da importância de implantar nos municípios ensino e aprendizagem de boa qualidade, que vai movimentar a economia local e da região, através da formação de cidadãos mais conscientes, éticos e participativos” finaliza.

 

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero

 


Mais notícias

SENAI prorroga inscrições para curso de eletricista

Inscrições abertas para o torneio SESI de Robótica FTC

Encontro Integrado de Mercado da FIERO consolida a excelência dos serviços

Indústria registra melhora do consumo e mantém ritmo lento de recuperação, mostra pesquisa da CNI