19 de agosto de 2019 - 11h28

Senai RO apresenta portfólio de programas e ações inovadoras no evento Brasil Empreende

O empreendedorismo é diretamente responsável por produzir as riquezas de um país e o conceito de empreendedorismo é o mais amplo que a simples ideia de abrir um negócio. Atitudes empreendedoras podem estar ligadas à ideia de encontrar soluções para problemas de uma sociedade. O fenômeno do empreendedorismo é de uma importância imprescindível para o desenvolvimento econômico já que o surgimento de novas empresas acarreta a geração de novos empregos.

Indo de encontro a esta realidade, os colaboradores do Senai Rondônia, Alexandre Custódio e Lissandra Souza ministraram a palestra Saga Senai de Inovação, no evento Brasil Empreende, realizado pela Sociedade Roberto Campos, que representa a entidade Students For Liberty Brasil (SFLB), em Porto Velho.

Lissandra e Custódio abordaram os principais aspectos do comportamento empreendedor e a Saga Senai de Inovação, que é um conjunto de programas desenvolvidos pela instituição, alinhados com a Metodologia Senai de Educação Profissional, com foco no estímulo da criatividade, inovação e empreendedorismo dos alunos, na aplicação de ideias, tecnologias e conhecimentos no desenvolvimento de projetos para a resolução de demandas da indústria.

De acordo com Custódio, como parte da palestra, foi apresentada a plataforma da Senai de Inovação, no ar desde 2016, e que conta com os seguintes resultados: 51.166 usuários cadastrados, entre estudantes, docentes e representantes das indústrias; 8.519 soluções cadastradas, que são projetos desenvolvidos pelos alunos para resolução das demandas apresentadas pelas indústrias; 1.260 demandas industriais cadastradas, sendo 463 ativas; 94 Desafios cadastrados, entre Grand Prix (GPs), Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPIs) e Inovas, com abrangência municipal, estadual e nacional.

Dentre os programas que compõe a Saga Senai de Inovação, Lissandra destacou o Grand Prix Senai de Inovação - Maratona de inovação aberta, com a participação de equipes trabalhando durante um período definido, desenvolvendo ideias, protótipos e projetos de inovação baseados em demandas da indústria. Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI), cujo objetivo é levar para as salas de aula os desafios que fazem parte do dia a dia das empresas e propor soluções por meio da elaboração de um Projeto, um Canvas de modelo de negócios, um vídeo no formato Elevator Pitch e um protótipo, para problemas reais da indústria brasileira.

Também receberam destaque o Inova Senai - Iniciativa do Senai com objetivo de promover o empreendedorismo, a criatividade e a cultura de inovação por meio do desenvolvimento de negócios inovadores desde a concepção, planejamento, execução até a apresentação e negociação com possíveis investidores. A atuação do Senai em STI – Soluções em Tecnologia e Inovação nas seguintes linhas Serviços Técnicos Especializados; Consultoria em Tecnologia; Serviços Metrológicos e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Os palestrantes focaram nas 16 redes temáticas de atuação, dentre eles, alimentos e bebidas, construção civil, design, ferramentaria e metalmecânica, meio ambiente, metrologia, química, energias renováveis, têxtil e vestuário, tecnologia da informação, automotiva, couro e calçados, logística, madeira e mobiliário, petróleo e gás e papel e celulose. E o atendimento em rede que pode ser ofertado pelos 61 Institutos de Tecnologia e os 26 institutos de inovação do Senai espalhados por todo o Brasil.

Programas de apoio e incentivo ao desenvolvimento das indústrias realizados pelo Senai, como Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) Brasil Mais Produtivo também foram apresentados.

Lissandra ressalta a importância de mostrar o que o Senai desenvolve e realiza. “Daí que é fundamental termos essa oportunidade, através da Saga Senai de Inovação, de participarmos de evento como o Brasil Empreende, pois estas informações têm mais difusão entre as pessoas”, disse.

Custódio elogia a iniciativa e agradece a oportunidade de ter participado do evento. “Mostramos a abrangência de tudo que o Senai empreende através da inovação e que é uma instituição que está fazendo a diferença ao capacitar profissionais com uma visão de futuro e que se renova dia a dia, com o intuito de fortalecer a indústria tornando-a cada vez mais competitiva”, afirma.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero