IMPRENSA
19 de agosto de 2019 - 11h28

A- A A+

Senai RO apresenta portfólio de programas e ações inovadoras no evento Brasil Empreende


 

O empreendedorismo é diretamente responsável por produzir as riquezas de um país e o conceito de empreendedorismo é o mais amplo que a simples ideia de abrir um negócio. Atitudes empreendedoras podem estar ligadas à ideia de encontrar soluções para problemas de uma sociedade. O fenômeno do empreendedorismo é de uma importância imprescindível para o desenvolvimento econômico já que o surgimento de novas empresas acarreta a geração de novos empregos.

 

Indo de encontro a esta realidade, os colaboradores do Senai Rondônia, Alexandre Custódio e Lissandra Souza ministraram a palestra Saga Senai de Inovação, no evento Brasil Empreende, realizado pela Sociedade Roberto Campos, que representa a entidade Students For Liberty Brasil (SFLB), em Porto Velho.

 

Lissandra e Custódio abordaram os principais aspectos do comportamento empreendedor e a Saga Senai de Inovação, que é um conjunto de programas desenvolvidos pela instituição, alinhados com a Metodologia Senai de Educação Profissional, com foco no estímulo da criatividade, inovação e empreendedorismo dos alunos, na aplicação de ideias, tecnologias e conhecimentos no desenvolvimento de projetos para a resolução de demandas da indústria.

 

De acordo com Custódio, como parte da palestra, foi apresentada a plataforma da Senai de Inovação, no ar desde 2016, e que conta com os seguintes resultados: 51.166 usuários cadastrados, entre estudantes, docentes e representantes das indústrias; 8.519 soluções cadastradas, que são projetos desenvolvidos pelos alunos para resolução das demandas apresentadas pelas indústrias; 1.260 demandas industriais cadastradas, sendo 463 ativas; 94 Desafios cadastrados, entre Grand Prix (GPs), Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPIs) e Inovas, com abrangência municipal, estadual e nacional.

 

Dentre os programas que compõe a Saga Senai de Inovação, Lissandra destacou o Grand Prix Senai de Inovação - Maratona de inovação aberta, com a participação de equipes trabalhando durante um período definido, desenvolvendo ideias, protótipos e projetos de inovação baseados em demandas da indústria. Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI), cujo objetivo é levar para as salas de aula os desafios que fazem parte do dia a dia das empresas e propor soluções por meio da elaboração de um Projeto, um Canvas de modelo de negócios, um vídeo no formato Elevator Pitch e um protótipo, para problemas reais da indústria brasileira.

 

Também receberam destaque o Inova Senai - Iniciativa do Senai com objetivo de promover o empreendedorismo, a criatividade e a cultura de inovação por meio do desenvolvimento de negócios inovadores desde a concepção, planejamento, execução até a apresentação e negociação com possíveis investidores. A atuação do Senai em STI – Soluções em Tecnologia e Inovação nas seguintes linhas Serviços Técnicos Especializados; Consultoria em Tecnologia; Serviços Metrológicos e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

 

Os palestrantes focaram nas 16 redes temáticas de atuação, dentre eles, alimentos e bebidas, construção civil, design, ferramentaria e metalmecânica, meio ambiente, metrologia, química, energias renováveis, têxtil e vestuário, tecnologia da informação, automotiva, couro e calçados, logística, madeira e mobiliário, petróleo e gás e papel e celulose. E o atendimento em rede que pode ser ofertado pelos 61 Institutos de Tecnologia e os 26 institutos de inovação do Senai espalhados por todo o Brasil.

 

Programas de apoio e incentivo ao desenvolvimento das indústrias realizados pelo Senai, como Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) Brasil Mais Produtivo também foram apresentados.

 

Lissandra ressalta a importância de mostrar o que o Senai desenvolve e realiza. “Daí que é fundamental termos essa oportunidade, através da Saga Senai de Inovação, de participarmos de evento como o Brasil Empreende, pois estas informações têm mais difusão entre as pessoas”, disse.

 

Custódio elogia a iniciativa e agradece a oportunidade de ter participado do evento. “Mostramos a abrangência de tudo que o Senai empreende através da inovação e que é uma instituição que está fazendo a diferença ao capacitar profissionais com uma visão de futuro e que se renova dia a dia, com o intuito de fortalecer a indústria tornando-a cada vez mais competitiva”, afirma. 

 

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero

 


Mais notícias

Diretoria da FIERO faz visita técnica às unidades do interior

SENAI RO, entre os vencedores pelo terceiro ano consecutivo do Edital Nacional “SENAI Lab Nível II”

SENAI ajuda a nacionalizar produção de ventiladores pulmonares

SENAI, Bio-Manguinhos e Diklatex desenvolvem tecido que neutraliza o coronavírus