IMPRENSA
15 de September de 2023 - 10h45

A- A A+

Ação educativa vinculada ao projeto de matemática visa elevação da qualidade de ensino do SESI Nova Mutum

Denominado “Problemas Mágicos”, a ação educativa desenvolvida pela professora Rosicleide Ramos, da unidade SESI Nova Mutum, reuniu alunos do terceiro ano para resolver problemas matemáticos envolvendo as quatros operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. A ideia está vinculada a um projeto maior de matemática integrante do Plano de Elevação da Qualidade em relação aos resultados e melhoria do ensino.

A atividade objetivou ainda integrar família e escola. Para tanto, contou com o diferencial da presença de Shayene Riquiere, responsável pelo aluno Isaac Riquiere, 3º ano, que ministrou uma aula referente à disciplina. Em outro momento serão convidados mais pais ou responsáveis para participarem das atividades diferentes.

A professora Rosicleide explicou que para o SESI essa integração é de fundamental importância, principalmente no fortalecimento do processo de desenvolvimento das habilidades dos alunos. “Com esse intuito, tivemos a mãe Shayene Riquiere, que participou caracterizada de mágico. Além de aguçar a curiosidade em cada mágica, os alunos se envolveram na construção de conceitos e novas habilidades”, comentou.

No ponto de vista da docente, essa forma lúdica de ensinar matemática vem sendo apresentada como instrumento metodológico privilegiado de ensino, indicado para proporcionar ao aluno o desenvolvimento psíquico, o raciocínio lógico e a capacidade de aprender, levando-o a analisar, interpretar, estabelecer regras, conviver e interagir com seus pares, bem como contribuir para a socialização e formação de pessoas autônomas, além de desenvolver, especialmente, o raciocínio lógico matemático.

A pedagoga Ana Paula parabenizou a professora Rosicleide pela iniciativa e à convidada Shayene Riquiere, pela disponibilidade. “Ações como essa intensificam o processo de ensino aprendizagem e torna a rotina escolar prazerosa e encantadora. A ludicidade é uma importante ferramenta para uma aprendizagem significativa, principalmente ao envolver nossos alunos em questões exigindo cálculo mental e agilidade na solução dos problemas”, disse.


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue