IMPRENSA
14 de March de 2024 - 10h04

A- A A+

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

O professor de Robótica e Ciências da Natureza, Allan Robson Oliveira dos Santos, do SESI-SENAI-IEL Lagoa de Porto Velho e os docentes Silvio Luiz Vichroski e Lorines Cezne, ambos do SESI-SENAI-IEL de Vilhena, respectivos treinadores da Nimble e Elev3r, que têm representado o Departamento Regional de Rondônia em vários torneios de robótica no país, ressaltaram que as equipes conquistaram expressivos resultados decorrentes da evolução dos integrantes.


Equipe Nimble formada pelos alunos do Novo Ensino Médio participaram da etapa nacional do Torneio SESI de Robótica 2024, no período de 29 de fevereiro a 2 de março, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A nova geração da Elev3r marcou presença no mesmo evento competindo nesta etapa, mas na categoria First Lego League FLL.


Sobre o histórico e evolução da Nimble, o professor Allan Robson ressaltou que “esse foi o terceiro torneio em que participamos, sendo o segundo nacional. Nessa edição, contamos com a participação de 51 equipes, alcançando a 26ª posição geral. No torneio nacional do ano passado, competiram 44 equipes, e conseguimos a 34ª posição.


Robson explicou que “essa é a primeira participação desse grupo em uma etapa nacional, e mesmo sendo todos alunos iniciantes conseguimos melhorias significativas, porém, permanecemos em busca da excelência. Nesta edição, conseguimos atingir nosso melhor tempo de corrida e a melhor classificação nas corridas mata-mata. Na etapa nacional do ano passado, a primeira em que participamos, não conseguimos avançar para a segunda etapa”, disse.


Ainda conforme o professor, as mudanças recentes no regulamento foram assimiladas com sucesso pela equipe, possibilitando a correção na massa e melhorias na aerodinâmica do carro. “No quesito massa, por exemplo, quando competimos pela primeira vez, a do nosso carro era de 68 gramas, dessa vez conseguimos preparar um carro com 50,01 gramas, basicamente o limite do regulamento e para a performance do carro isso foi crucial, também conseguimos pesquisar e encontrar melhores materiais e peças para o veículo”, afirmou.


A gerente da unidade SESI-SENAI-LAGOA, Juliane Loubach comentou que a participação no torneio Open em agosto do ano passado foi de grande ajuda, pois, por não ter o mesmo peso de um evento nacional, permitiu ousar e testar vários aspectos do carro e das demais etapas da competição, que avalia processos de Engenharia, Gestão de Projeto, Marketing, Mídias Digitais, Aplicação de Identidade Visual, entre outros aspectos. Constitui uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de habilidades em diversas áreas, representando um diferencial valioso para nossos alunos”, disse.


Os docentes Silvio Luiz Vichroski e Lorines Cezne também falaram sobre a evolução da Elev3r nos torneios FLL. “Desde sua criação em 2017, o nosso grupo é referência na Região Norte no quesito Equipe de Robótica categoria FLL, é a detentora do maior número de vitórias nos Torneios Regionais (7) sendo cinco primeiros lugares, um segundo lugar e um terceiro lugar, é a única equipe da região a se classificar para dois eventos internacionais e receber Prêmios Oficias na etapa Nacional”, pontuaram.


Na análise de Vichroski “a cada ano notamos uma evolução gigantesca na equipe, tanto é que para temporada passada decidimos participar de umas das mais difíceis etapas Regionais do Brasil, a de Taguatinga-DF, onde somente três das 22 equipes conseguiram passar, e a Elev3r garantiu o 1º lugar, deixando para trás equipes de destaque nacional”, afirmou.


Para Vichroski “o potencial da equipe é gigantesco, o resultado obtido no desafio do robô serviu como inspiração para eles, pois pela primeira vez conseguimos uma pontuação expressiva onde era nossa maior dificuldade, agora é momento de focar na escolha dos novos integrantes, iniciar os treinamentos e prepara-los para as próximas competições. Estou convicto que a Elev3r irá para os próximos torneios ainda mais preparada, focada e determinada a conquistar um título nacional”, garantiu.


Segundo a professora Lorines na etapa Nacional deste ano, que aconteceu no início deste mês em Brasília, “competimos contra as 100 melhores equipes do Brasil, conseguimos uma pontuação muito boa na mesa 510 pontos de um total de 550, foi a melhor atuação da equipe nesses 7 anos, demonstrando assim nossa evolução principalmente no quesito que éramos mais “fracos” o desafio do robô, tudo isso graças ao treinamento intensivo dos alunos, cursos de programação, construção e prototipagem de robôs”, falou.


O gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, Silvio Leite garantiu que “continuamos nossa busca por resultados mais expressivos e estamos em processo de seleção de novos integrantes para a formação da equipe Elev3r, que irá disputar a temporada 2024/2025 que será lançada mês que vem em Huston/Texas/EUA. Neste ano iniciaremos os treinos em abril, com isso, no lançamento das regras oficiais em agosto, o grupo terá uma bagagem de conhecimento maior, e com certeza estará mais preparada para os Torneios Regionais que se iniciam em novembro”, finalizou.


Mais notícias

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL

SESI-RO conta com simuladores voltados para o ensino de ciências e de tecnologia