IMPRENSA
19 de April de 2024 - 11h47

A- A A+

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Há alguns anos, a Inteligência Artificial era apenas algo saído da imaginação de um escritor ou roteirista de filmes de ficção científica, e hoje é uma realidade que pode ser usada para várias situações e o SENAI, como uma instituição focada também nas inovações tecnológicas, segue à frente com sua visão voltada para o futuro. A afirmação é do gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho.

 

“O SENAI nutre a versatilidade e possui um portifólio de programas renovado a cada dois anos com o objetivo de atender às indústrias, por exemplo, se uma delas quiser qualquer coisa dentro da sua especificidade de plantas, de equipamentos, de avanço tecnológico, o SENAI, que sempre teve o viés voltado aos avanços tecnológicos, monta projetos exclusivamente para esta empresa”, disse Coelho.

 

Essa cultura de absorver tecnologias ou até andando à frente foi sempre um esforço da instituição e o SENAI de Rondônia incluso. “E notamos como isso vai ganhando espaço, não paulatinamente, avança a velocidade da luz. E de todas as tecnologias está chegando uma, já chegou aliás, é uma tecnologia diferenciada. Você tem um repositório brutal em termos de informações e diversificação que mediante algoritmos e por probabilidade matemática, responde tudo e faz o que você pode utilizar quase que infinitamente em termos de educação”, ressaltou o gerente.

 

Coelho lembrou que o SENAI Nacional criou um programa chamado Cultura Digital. “A IA tem sido considerada um dos elementos mais fortes da chamada transição digital por ser repositório monumental de informações e diversificação, que vai servir, apenas citando o exemplo dos professores, para poupar tempo e ganhar qualidade, no que se refere as pesquisas, montar planos de aulas, revisar itinerários, a criar situações de aprendizagem, a elaborar provas teóricas, provas práticas, fazer uma ligação muito mais clara e simples”, comentou.

 

No ponto de vista de Coelho, a ferramenta Inteligência Artificial, vem realmente como um item que podemos classificar como revolucionário, dada as probabilidades, o potencial de fazer com que o professor, o pedagogo, o gestor, todos os profissionais da educação possam utilizá-la como recurso para que ele melhorar seus processos de ponta a ponta.

 

Quanto ao SENAI-RO, Coelho explicou que “são disponibilizados programas e ferramentas, no quais a IA está presente. Da Microsoft contamos o Canva, programa utilizado para editar, ilustrar e alterar desenhos. Temos ainda os cursos técnicos em Internet das Coisas e de Sistema Ciberfísico, que são IA. E no ensino superior também, nos nossos polos de Ariquemes e Cacoal, com a disponibilidade dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA), ambos cem por cento EAD. Mais informações acessem o link UniSENAI, que é o centro universitário do SENAI”, finalizou.

 


Mais notícias

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável