SESI de Pimenta Bueno promove o Piquenique do Intervalo
Júri simulado faz parte de aula de Linguagens e suas Tecnologias no SESI de Vilhena

Com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e a postura questionadora dos alunos frente a notícias e postagens na internet, as professoras de Linguagens e suas Tecnologias do SESI de Vilhena, Adriana Willers, Lorines Cezne e Sebastiana Rodrigues, organizaram uma aula inovadora que culminou na apresentação de um júri simulado pelos alunos do 9º ano. A atividade buscou incentivar a verificação da veracidade das informações, prevenir a disseminação de notícias falsas (fake news) e combater o ciberbullying.
O projeto foi desenvolvido ao
longo do bimestre, e o júri simulado ocorreu na terça-feira, 27 de agosto. A
professora Adriana destacou que o ciberbullying é uma das formas de fake news e
precisa ser abordado em sala de aula. “Desenvolver o senso crítico nos alunos é
fundamental para prepará-los como cidadãos conscientes e responsáveis, capazes
de contribuir positivamente na sociedade”, ressaltou.
A professora Sebastiana
comentou sobre a importância da atividade para o futuro dos alunos, que
precisarão ser responsáveis por suas ações. “Durante o júri simulado, os alunos
aprenderam a analisar informações de forma objetiva e a tomar decisões baseadas
em fatos e evidências, o que foi crucial para seu crescimento pessoal e
coletivo”, observou.
A professora Lorines também
sublinhou a relevância do tema, especialmente devido à rápida disseminação nas
redes sociais. “É vital educar os jovens sobre os perigos do ciberbullying e
das fake news, ensinando-os a reconhecer e prevenir comportamentos prejudiciais”,
afirmou.
Os alunos elogiaram a dinâmica da aula e a relevância do tema. Mateus Medeiros Mucuta compartilhou sua experiência: “O tema foi muito interessante e conscientizou as turmas que estavam assistindo. Agradeço à escola por nos proporcionar essa oportunidade”, declarou. Geovana Hammes Cardoso também expressou seu entusiasmo: “Foi uma experiência nova e empolgante. Eu e minha turma adoramos e já estamos ansiosos para a próxima”, disse.
A diretora pedagógica, Aline
Luciana de Souza, destacou a iniciativa das professoras em abordar temas tão
pertinentes à realidade dos alunos. “Utilizar o júri simulado como ferramenta
pedagógica para discutir ciberbullying e fake news é poderoso para desenvolver
competências críticas e sociais. Essa atividade permite que os alunos entendam
os aspectos legais e éticos desses temas e pratiquem empatia, argumentação e
pensamento crítico”, enfatizou Aline.
O projeto não apenas
proporcionou um entendimento mais profundo sobre temas importantes, mas também
engajou toda a turma na preparação de textos, figurinos e cenários para a
encenação, com a plateia composta por alunos de outras turmas, promovendo um
ambiente de aprendizado colaborativo e significativo.
Jornalista: Andréa Machado
Minuto
Mais notícias
Compliance da FIERO compartilha boas práticas com representantes da SEPOG
Alunos do Colégio SESI de Pimenta Bueno recebem premiação da 19ª OBMEP 2024
Raízes do Brasil é tema da festa “julina” do SESI de Vilhena