Representante da FIERO destaca a participação efetiva da entidade no COEMAS

O presidente do Conselho de Representantes da Federação das Indústrias Indústria de Rondônia (FIERO), Paulo Jair Kreuz, representante da entidade no Conselho Temático de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), participou da 122ª Reunião do COEMAS Nacional, via plataforma Teams.

Pauta deste encontro teve como temas a aprovação da Ata (Ajuda-Memória) da 121ª Reunião do Coemas Nacional, realizada em 28/11/2020, o balanço de 2020 da Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Agenda Prioritária Legislativa da Indústria – Meio Ambiente, Responsabilidade Social Corporativa e as expectativas dos conselheiros para 2021.

De acordo com Paulo Kreuz todos os temas debatidos são prioritários e importantes para a indústria. O conselheiro também ressaltou como fundamental a representatividade da FIERO no Conselho, onde os representantes têm a oportunidade de apresentar as demandas e soluções para os gargalos do setor industrial, como logística e infraestrutura. “Esta é a primeira que a FIERO através do presidente Marcelo Thomé, como entidade representante da Federação de Rondônia e da Região Norte, também está à frente de um Conselho tão importante”.

Conforme Kreuz, o COEMAS debate e encaminha assuntos nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade; monitora a implementação de políticas que tratem de temas de interesse da indústria relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade. Propõe políticas eu medidas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios; analisa projetos de lei ou medidas governamentais na área de meio ambiente e sustentabilidade que guardam relação com a atividade industrial; promove e estimula a interação das entidades representativas da indústria com a CNI e as Federações das Indústrias.

A reunião contou ainda com a participação do presidente da FIERO, Marcelo Thomé, que também preside o Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI. O vice-presidente do COEMAS, Jorge Parente e o gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo também marcaram presença, dentre outros.

Davi Bomtempo apresentou os resultados que representaram o esforço da Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS) junto aos mais de 600 representantes empresariais que fazem parte do COEMAS Nacional e das redes temáticas focadas nos Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Clima, Florestas e Economia Circular.

Já Marcos Borges, apresentou um panorama da movimentação da agenda ambiental no Congresso Nacional, considerando a recente eleição do deputado Arthur Lira (PP/AL) como presidente da Câmara e o resultado do Seminário RedIndústria na temática ambiental. Na ocasião foram debatidos os temas e proposições que farão parte da Agenda Legislativa da Indústria 2021.

O presidente Marcelo Thomé lembrou que a Responsabilidade Social Corporativa pode ser entendida como um novo modelo de condução dos negócios nas empresas, que leva em consideração o impacto que todas as suas atividades geram sobre os clientes, acionistas, funcionários, comunidades locais e a sociedade em geral.

Thomé disse ainda que o COEMAS assessora a Diretoria da CNI por meio de proposições políticas e estratégicas relacionadas às questões de interesse da indústria no que diz respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade.