10 de August de 2021 - 10h47

Indústria rondoniense é beneficiada com investimentos em energia elétrica

Em evento realizado nesta segunda-feira, 09 na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), que celebrou os três anos de atividade da Energisa em Rondônia, o presidente Marcelo Thomé ressaltou que a chegada da empresa como distribuidora em Rondônia foi um alento para a indústria do Estado uma vez que os investimentos promovidos pela empresa da ordem de R$ 1,7 bilhão em rede de distribuição, permitindo que a indústria de Rondônia possa ser atendida com energia de qualidade, equilibrada, garantindo a produção industrial, permitindo a expansão da produção de alguns setores.

O presidente da FIERO também ressalta que “o prazo de concessão, de mais 27 anos permite que tenhamos a certeza de que o Estado hoje está preparado para receber mais investimentos não só pela expansão da rede, mas pelo potencial de geração de energia de outras fontes seja biomassa, ou fotovoltaica (energia solar) adicionando a todo parque de geração que o estado tem, energias renováveis, que por si só, já são oportunidades de investimentos em Rondônia. “O excedente de energia passa a ser um elemento atrativo para novas industrias e empreendimentos sustentáveis”, afirmou.

O presidente da FIERO destacou que a chegada da Energisa permitiu a expansão da rede a partir de estudos que a própria Federação das Indústrias elaborou em parceria com o governo estadual. “O Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI), que norteou e orientou esses investimentos. E isso garantiu o fornecimento de energia limpa e equilibrada, e diversos setores industriais foram beneficiados em regiões que até então eram atendidas por energias térmicas, que oscilavam muito e que comprometiam a produção industrial nesses municípios”, comentou Marcelo Thomé.

Thomé frisou que a parceria entre a entidade e a Energisa também rende bons frutos, principalmente quando se fala em geração de emprego e renda no Estado. Através de convênios com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) garantiu a formação profissional e a Energisa foi responsável por gerar 33% dos empregos industriais ao longo destes três anos.

Durante a pandemia, Marcelo Thomé destacou o trabalho realizado pelo SENAI, na recuperação dos respiradores pulmonares, e que teve a participação da Energisa, ao garantir a logística de deslocamento desses aparelhos dentro do Estado.

O diretor presidente da Energisa, André Theobald, apresentou um balanço dos investimentos da empresa em Rondônia desde que o Grupo assumiu a concessão de distribuição no estado, em outubro de 2018. O executivo destacou os investimentos que serão realizados até o fim do ano e os impactos para a população e o setor produtivo, como as indústrias de frigoríficos, laticínios e de mineração.

“Quando chegamos ao estado, no fim de 2018, desenhamos um plano de transformação da infraestrutura elétrica com objetivo de apoiar o desenvolvimento de Rondônia. O que podemos dizer é que ao final dessa etapa não faltará mais energia para quem quer investir no estado”, disse Theobald. De acordo com o diretor presidente da Energisa, nesses três anos, todos os 52 municípios de Rondônia receberam investimentos.

O diretor técnico da empresa, Fabricio Sampaio, destacou os investimentos em quatro regiões: os municípios da BR-429, os distritos de Porto Velho, a região do Vale do Anari, e a região de Ariquemes, onde a Energisa acaba de entregar a subestação de Bom Futuro, viabilizando a retomada da produção mineral de cassiterita. “São polos econômicos importantes, onde atendemos demandas importantes da indústria e do agronegócio”, disse Sampaio, que apresentou dois vídeos para ilustrar o impacto para o setor de mineração e a indústria de laticínios.