10 de September de 2021 - 17h39

FIERO destaca importância da aprovação da reforma da previdência para Rondônia

A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que trata da reforma da previdência em Rondônia, que estabelece as regras de transição e a concessão de aposentadorias e pensões, foi destacada de forma positiva pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). A votação na Assembleia Legislativa, ocorreu nesta semana, durante sessão extraordinária.

O Governo propôs colocar a idade mínima para aposentadoria voluntária do servidor público estadual na Constituição Estadual, bem como aumentar a idade da aposentadoria compulsória. A linha geral é aumentar arrecadação e diminuir despesas, visando reduzir um suposto déficit atuarial e uma insuficiência financeira.

Para a FIERO, a reforma da previdência trará mudanças que vão contribuir para o equilíbrio das contas públicas. As mudanças garantirão a sustentabilidade do sistema previdenciário no médio prazo e reduzirão as diferenças de tratamento entre algumas categorias de servidores. A classe empresarial também acredita que a aprovação da PEC dará fôlego à previdência do Estado, de forma a garantir a movimentação da economia local.

Recentemente, o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, participou de reuniões com os parlamentares e membros do Tribunal de Contas, para debater sobre as questões previdenciárias do Estado, e afirmou que o setor produtivo via com preocupação o atual regime previdenciário pois, num prazo não muito longo, a máquina pública sofreria consequências negativas com o déficit na sua previdência. “A aprovação equaciona a ameaça de insuficiência de recursos para pagar os aposentados no futuro, possibilita o equilíbrio das contas da Previdência”, afirmou.

Thomé reiterou que a aprovação da PEC vai corrigir distorções, minimizar o impacto financeiro e assim promover o equilíbrio fiscal, permitindo que Rondônia tenha eficiência para assegurar o pagamento de salários, mantendo a capacidade de investimentos e consequentemente, se tornar vitrine para a instalação de empreendimentos que buscam locais em que o Estado apresente compromisso com sua saúde financeira. “O setor produtivo cumprimenta os deputados, em especial ao presidente, Alex Redano, pelo comprometimento com o equilíbrio financeiro estatal e com a política de atração de investimentos privados em Rondônia”, destacou o presidente da FIERO.