IMPRENSA
10 de September de 2021 - 17h39

A- A A+

FIERO destaca importância da aprovação da reforma da previdência para Rondônia

A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que trata da reforma da previdência em Rondônia, que estabelece as regras de transição e a concessão de aposentadorias e pensões, foi destacada de forma positiva pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). A votação na Assembleia Legislativa, ocorreu nesta semana, durante sessão extraordinária.


O Governo propôs colocar a idade mínima para aposentadoria voluntária do servidor público estadual na Constituição Estadual, bem como aumentar a idade da aposentadoria compulsória. A linha geral é aumentar arrecadação e diminuir despesas, visando reduzir um suposto déficit atuarial e uma insuficiência financeira.


Para a FIERO, a reforma da previdência trará mudanças que vão contribuir para o equilíbrio das contas públicas. As mudanças garantirão a sustentabilidade do sistema previdenciário no médio prazo e reduzirão as diferenças de tratamento entre algumas categorias de servidores. A classe empresarial também acredita que a aprovação da PEC dará fôlego à previdência do Estado, de forma a garantir a movimentação da economia local.


Recentemente, o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, participou de reuniões com os parlamentares e membros do Tribunal de Contas, para debater sobre as questões previdenciárias do Estado, e afirmou que o setor produtivo via com preocupação o atual regime previdenciário pois, num prazo não muito longo, a máquina pública sofreria consequências negativas com o déficit na sua previdência. “A aprovação equaciona a ameaça de insuficiência de recursos para pagar os aposentados no futuro, possibilita o equilíbrio das contas da Previdência”, afirmou.


Thomé reiterou que a aprovação da PEC vai corrigir distorções, minimizar o impacto financeiro e assim promover o equilíbrio fiscal, permitindo que Rondônia tenha eficiência para assegurar o pagamento de salários, mantendo a capacidade de investimentos e consequentemente, se tornar vitrine para a instalação de empreendimentos que buscam locais em que o Estado apresente compromisso com sua saúde financeira. “O setor produtivo cumprimenta os deputados, em especial ao presidente, Alex Redano, pelo comprometimento com o equilíbrio financeiro estatal e com a política de atração de investimentos privados em Rondônia”, destacou o presidente da FIERO.


Mais notícias

FIERO marca presença na 3ª Reunião Ordinária do COMPEM

60 por cento das indústrias apontam carga tributária como fator de maior impacto na conta de luz, diz CNI

Gerência de Cacoal do SESI-SENAI apresenta os serviços e soluções para a nova diretoria do SIMAROM

Prédio do SESI e SENAI de Ariquemes está com instalações revitalizadas