IMPRENSA
20 de September de 2021 - 11h15

A- A A+

I Workshop de Relações com o Mercado supera expectativas

Mercado mais digital, prospecção de negócios e vendas de soluções em tecnologia e inovação, dentre outros temas, foram abordados na segunda parte do I Workshop de Relações com Mercado, realizado cem por cento virtual via plataforma Teams, pela Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), das 8h30 às 17 horas.

Com a participação de palestrantes locais e também gerente-executivo de Relações com o Mercado (UniMercado) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Henrique Batista Freitas, o evento teve como público alvo os colaboradores da área de Relações com o Mercado de Rondônia.

Na segunda parte da programação, a coordenadora de Relações com o Mercado da FIERO, Juliana Mascarenhas ministrou a palestra “Mercado mais Digital:  Novas oportunidades de negócios com a implementação de Branding e Inbound Marketing”. Juliana ressaltou que o tema foi escolhido para que a equipe de mercado de Rondônia saiba as estratégias de marketing e vendas que estão sendo realizadas pelo Departamento Regional.

“Trabalhamos dia a pós dia para aumentar da visibilidade do negócio, diminuir o custo de aquisição dos clientes, atrair clientes em potencial, gerar conteúdos que fazem a diferença; e também otimizar o processo de vendas”, disse a coordenadora Relações com o Mercado. “A realização deste workshop é de suma importância para que toda a equipe entenda os processos que estamos trabalhando e também aumente o conhecimento a respeito de todos os nossos produtos e serviços”.

O coordenador de STI do SENAI-RO, José Rafael Lopes ministrou palestra com o tema “Vendas de soluções em Tecnologia e Inovação” e abordou, entre outros assuntos, o processo industrial, os serviços do SENAI para a indústria, linhas de atuação de STI, serviços técnicos especializados, consultoria em tecnologia, serviços metrológicos, pesquisa, desenvolvimento de inovação e serviços complementares como os de inspeção e operacionais.

Conforme Lopes, a estrutura de uma visita é feita de habilidades específicas divididas em três etapas. Primeiro passo é apresentar-se demonstrando confiança e credibilidade. Estabelecer o propósito da visita e obter a concordância do cliente para fazer perguntas. Estudar como funciona a empresa no âmbito mercadológico: principais concorrentes, clientes. Verificar notícias em jornal sobre o negócio que o cliente está inserido.

O segundo passo, destacou o coordenador de STI do SENAI-RO, é identificar necessidades implícitas e transformar necessidades implícitas em explicitas. Usar perguntas SPIN - Situação - Problema - Implicação – Necessidade. Por fim, o terceiro passo, demonstrar como o produto ou serviço atende às necessidades explícitas que foram apresentadas pelo cliente.

Sobre o workshop, o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho afirmou que “tratou-se de maximizar a visão sistêmica, conscientização profissional e de como performar cada vez melhor na prospecção de negócios por parte dos profissionais articuladores, com envolvimento também direto da equipe de mercado, gerentes de unidades, coordenadores pedagógicos e coordenadores de educação e SSI”.

Para o coordenador de Educação SESI-SENAI-IEL-RO, um bom profissional é uma mistura de competências, networking e postura. Coelho analisou o evento como contextualizado e de importância estratégica para o DR-RO, casas SESI, SENAI, IEL pois, focado nas competências-chave, perfis e práticas atualizadas relacionadas as negociações de vendas, desenvolvimento de parcerias e melhoria substancial dos nossos indicadores mais relevantes.

“Contribuímos para o desenvolvimento sustentável de Rondônia, com oferta de programas de formação transformadora, prestação de serviços qualificados, inovadores e tecnológicos. Somos a entidade regional referência no preparo e atualização do industriário e de empreendedores, com foco na efetividade e crescimento dos negócios alinhados a responsabilidade socioambiental”, argumentou Coelho.

 


Mais notícias

Representante da FIERO participa da 1ª reunião de 2024 do Conselho Temático de Assuntos Legislativos da CNI

Acabou a desculpa! SENAI tem mais de 8,3 mil vagas em vários cursos pelo Brasil

FIERO destaca aprovação de PL que beneficia setor produtivo

Confiança caiu em 21 de 29 setores industriais, aponta CNI