IMPRENSA
13 de October de 2021 - 12h01

A- A A+

Instituto Amazônia+21 é lançado em Boa Vista

Promover negócios sustentáveis na Amazônia e qualificar as empresas da região sob a ótica da agenda ESG (cuidado ambiental, responsabilidade social e governança empresarial). Sob essa perspectiva foi lançado na tarde desta segunda-feira (11) o Instituto Amazônia+21 no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER). O evento ocorreu em formato híbrido e foi transmitido também no Youtube do SESI Roraima.


O lançamento e apresentação do instituto foi realizada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, que destacou a capacidade da Amazônia em produzir negócios que alinhem a temática da sustentabilidade com o lado empresarial. “Essa é uma iniciativa apoiada pelas nove federações das indústrias da Amazônia legal, além da Confederação Nacional da Indústria. Isso é um diferencial incrível, pois significa ter empresários que conhecem a realidade amazônica propondo as bases e linhas de negócios sustentáveis. Assim buscamos que as empresas do estado possam promover essa transição para uma economia de baixo carbono e todos os projetos daqui para frente serem pensados sob uma ótica de sustentabilidade”, explicou.


Em sua apresentação do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé destacou como o instituto atuará facilitando a atração de investimentos contemplando as diferentes realidades amazônicas e os saberes ancestrais produzidos na região. “É urgente que a gente introduza a cultura da produção de forma sustentável e na medida em que essa cultura se fortaleça tenha uma ampla gama de empreendimentos ESG. Há uma grande consciência dos consumidores e governos da necessidade de se produzir de modo sustentável e o empresário precisa ter essa cultura também. A simples atração de investimento e estabelecimentos de empreendimentos sustentáveis em Roraima permitirá gerar empregos, desenvolver mão de obra qualificada em um ciclo virtuoso de um desenvolvimento”, revelou Marcelo.


Para a presidente da FIER, Izabel Itikawa, a instalação do instituto gera uma grande expectativa de pensar a região de uma perspectiva sustentável. “Estamos falando de uma Amazônia que dá certo, que tem um grande potencial econômico e que nos traz uma gama de oportunidades para o desenvolvimento. O Instituto Amazônia + 21 vem com o propósito de mobilizar e articular as indústrias de nosso estado para estarem engajadas nesse propósito de produzir de forma sustentável”, afirma a presidente.


Presente na cerimônia de lançamento, o governador de Roraima, Antonio Denarium agradeceu e destacou a importância da implantação do Instituto Amazônia +21. “Gratidão a presidente Izabel pelo convite e parceria de sempre e ao Marcelo Thomé por trazer as bases desse instituto para nosso estado. Estamos juntos trabalhando sempre pelo desenvolvimento de Roraima. Divulgar a preservação ambiental é fundamental ainda mais que estamos dentro da Amazônia. É nossa responsabilidade trazer esses projetos, pois sabemos a realidade local e o que precisamos para fazer Roraima seguir no caminho do avanço”, afirma o governador.


Representando os empresários industriais, Clerlânio Holanda afirmou que o instituto chega para ser o elo entre bons projetos sustentáveis e o empresariado local. “É exatamente o que estávamos precisando. É a aquela lacuna que estava faltando. A ligação entre as empresas e uma instituição de qualidade para que pudéssemos apresentar os projetos com responsabilidade social e tivesse alguém para fomentar e unir os pontos. Conhecemos a realidade do estado e região, muito se fala da Amazônia, mas poucos a conhecem. Por isso, parabenizo a CNI, FIER e todos os envolvidos pela iniciativa”, finaliza.


Com informações da ASCOM-FIER


Mais notícias

FIERO marca presença na 3ª Reunião Ordinária do COMPEM

60 por cento das indústrias apontam carga tributária como fator de maior impacto na conta de luz, diz CNI

Gerência de Cacoal do SESI-SENAI apresenta os serviços e soluções para a nova diretoria do SIMAROM

Prédio do SESI e SENAI de Ariquemes está com instalações revitalizadas