22 de October de 2021 - 11h02

Jantar empresarial na FIERO reúne setor produtivo, governo e Suframa

A interação e maior proximidade da classe empresarial rondoniense com os membros do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), foi o propósito do jantar ocorrido nesta quarta-feira, 20, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), oportunidade em que foram apresentadas palestras sobre o ambiente de negócios no Brasil, a política de incentivos que a Suframa administra na Amazônia e os desafios e oportunidades do setor elétrico na Amazônia.

Em suas considerações, o presidente da FIERO, Marcelo Thomé ressaltou a importância da reaproximação e resgate da atuação e da Suframa ao desenvolvimento de Rondônia e das indústrias aqui instaladas. “Receba da Federação, absoluto apoio para recuperar a atuação deste importante mecanismo de desenvolvimento da região”, ponderou.

O superintendente da Suframa, o general Algacir Polsin ressaltou que a vinda a Rondônia representa a descentralização do órgão perante aos demais estados da região Norte. “Destaco a importância do retorno das reuniões técnicas itinerantes do Conselho da Suframa”, afirmou o general Polsin.

O governador Marcos Rocha, os secretários de Finanças, Luis Fernando Pereira, do Desenvolvimento, Sérgio Gonçalves, o secretário geral de governo de Porto Velho, Fabricio Jurado, representando o prefeito Hildon Chaves, membros da diretoria e conselheiros da FIERO e empresários rondonienses também participaram do evento.

Negócios

Ambiente de Negócios no Brasil: Transformações sob o Radar, foi a palestra proferida pelo secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa. Em sua apresentação, o secretário mostrou dados da recuperação econômica do Brasil e as reformas que estão sendo implementadas pelo governo para melhorar e facilitar o ambiente empresarial no Brasil. Dentre elas, as Leis do Ambiente de Negócios, de Liberdade Econômica e a Reforma da Lei de Falências.

Carlos da Costa apresentou dados sobre as reformas regulatórias como a Lei das Ferrovias, Novo modelo de Concessão para recuperação e manutenção das rodovias e redução no tempo de obtenção de licença de construção, de licenciamento de obras, bem como as futuras reformas que o ministério já trabalha, como a lei de PPPs, cabotagem e o marco legal do setor elétrico.