IMPRENSA
22 de March de 2022 - 11h33

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FIERO apoia a implementação da Inteligência de Mercado do Departamento Regional de Rondônia


O estudo para Implementação da Inteligência de Mercado da área de Relações com o Mercado do SESI-SENAI-IEL do Departamento Regional de Rondônia, começou em janeiro deste ano e inclui a reestruturação da equipe, a aquisição de ferramentas de prospecção de clientes e de relacionamento mediante chatbot, um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas.

A partir da implantação da Inteligência de Mercado, o setor vai processar, buscar, selecionar, analisar e aplicar dados e informações essenciais ao nicho de atuação de determinada empresa para a qual SESI, SENAI e IEL prestam ou prestarão serviços. Outro papel fundamental é fornecer estratégias sobre concorrentes, consumidores e o mercado em geral. A eficiência dessa área está diretamente relacionada à sua capacidade de cruzar e interpretar dados com confiabilidade e rapidez.

A coordenadora de Relações com o Mercado, Juliana Mascarenhas, estará à frente da Inteligência de Mercado, que vai contar com uma equipe composta de analista de Marketing e Relacionamento com o Cliente, analista de Inteligência de Mercado, articuladores de negócios e ainda um profissional de pós-venda. As mudanças visam ampliar o estudo do Mercado industrial e geral de Rondônia e melhorar o relacionamento com os clientes.

A atuação do Articulador de Negócio da Inteligência de Mercado será por segmentos, ou seja, um profissional focado no setor da saúde, outro para a inovação e tecnologia e o terceiro especialista na área de educação.

Juliana explicou que os articuladores de negócio, que antes ficavam nas unidades de Porto Velho, por exemplo, passarão a compor a Inteligência de Mercado, na Casa da Indústria.

“Hoje, não pensamos mais em negócios por unidade. Nosso objetivo é atingir todas as metas do regional, ou seja, a inteligência de mercado vai analisar todas as unidades e estudar as regiões do estado para entender quais são as demandas e propor soluções para alcançar resultados positivos”, pontuou.

De acordo com Juliana o DR de Rondônia tem competência e capacidade de iniciar a Inteligência de Mercado neste ano de 2022, pois está estruturando uma equipe comprometida e formada por pessoas qualificadas que estudam o negócio local e conta com total apoio do diretor regional Alex Santiago, que acredita, investe e incentiva a implementação da Inteligência de Mercado no Departamento Regional de Rondônia.

Para Santiago, a implantação da Inteligência de Mercado é um marco e vai alavancar cada vez mais o DR-RO. “Atualmente, com as inúmeras e intensas mudanças das exigências do mercado consumidor, causadas pela constante evolução tecnológica e a já consolidada era da internet, as empresas precisam estar a todo momento muito bem informadas sobre tudo o que acontece”, afirma.

Segundo Santiago a FIERO e seus braços operacionais SESI-SENAI-IEL integram o contexto de uma época onde a informação vale muito, pode colocar indústria muito à frente da concorrência.

“São inúmeras as vantagens do desenvolvimento do processo de Inteligência de Mercado, pois teremos feedback para inovar, ter insights e transpor obstáculos para chegar ao cliente, conhecer suas reais necessidades e propor soluções apropriadas, principalmente ao ofertar cursos, serviços, consultorias, tudo que faz parte do nosso portfólio”, disse.

 

 

 


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