IMPRENSA
25 de May de 2022 - 09h29

A- A A+

Motivos para comemorar o Dia da Indústria

25 de maio. Hoje se comemora o Dia da Indústria, cujos setores têm demonstrado e se confirmado como atividades essenciais para a economia do país. A Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), desde sua fundação, há mais de três décadas, tem contribuído para o fortalecimento da indústria, defendendo os interesses dos mais variados setores produtivos, que são responsáveis pela geração de milhares de empregos. Neste cenário, os braços sociais da instituição, como o SESI, SENAI e IEL têm sido destaques na educação, formação e capacitação profissional de base industrial.

Mesmo com as crises econômicas do país, a indústria, ainda assim não parou de cumprir sua missão, que é contribuir para o desenvolvimento da economia. Os investimentos, sobretudo industriais, geram um verdadeiro efeito multiplicador para economia: aumentos de investimento geram crescimento da produção, que por sua vez incrementam os empregos e, consequentemente, renda, que gera consumo, mais produção e assim por diante. A indústria é a força que impulsiona o desenvolvimento.

A indústria investe em inovação, que alavanca o agronegócio e juntos geram riquezas. Ela também contribui para uma economia forte e sustentável, porque produz com responsabilidade e tecnologia em harmonia com o meio ambiente. Rondônia, trilha no caminho da inovação, tecnologia e sustentabilidade com o objetivo de melhorar o padrão de vida da população. Contribui para a redução das desigualdades regionais, contribui para as exportações, que também gera mais empregos e renda.

O desenvolvimento é a força motriz da indústria, cuja visão está permanentemente voltada para o futuro, porque desenvolver as atividades industriais é também fortalecer a economia. Em Rondônia, a indústria é responsável por 19% do Produto Interno Bruto (PIB) gerando mais de 50 mil empregos. Em todo o Brasil, a indústria é responsável pela geração de mais de 9,3 milhões de postos de trabalho, ou 20,3% de todos os empregos formais do país.

Desde o seu surgimento datado na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII, e se mantém até hoje como uma das principais atividades econômicas do Brasil e continua tão vital para a economia brasileira. Com a crise desencadeada pela pandemia do coronavírus, o país sentiu como o setor consegue inovar, assimilar tecnologias e desenvolver produtos. Graças à indústria, todos os outros setores são fortalecidos. E é ela a responsável por gerar empregos indispensáveis para a retomada econômica.

Um país do tamanho do Brasil não consegue ser sustentável sem uma indústria forte e competitiva. Você pode até não perceber, mas a indústria está presente em todos os momentos da sua vida: desde a hora que você acorda, no deslocamento para o trabalho, naquela refeição saborosa no almoço, no retorno para casa, até o momento de dormir. Se você parar para pensar, realmente, a indústria está em tudo.

O setor industrial brasileiro engloba uma série de atividades produtivas que impactam positivamente nos demais setores da economia como o comércio e o agronegócio. A indústria brasileira se organiza e três perfis setoriais: indústria extrativa, indústria da transformação e indústria da construção. Juntos esses perfis compreendem 33 setores da indústria brasileira.

Em que pesem todos os percalços, temos muitos motivos para comemorar esta data. A FIERO deseja a todos que este Dia da Indústria nos leve a refletir sobre a caminhada da indústria rondoniense e delimitar o objetivo que é transformar matérias-primas em produtos para melhorar a vida das pessoas.

Parabéns à Indústria de Rondônia. Parabéns à Indústria Brasileira.

 

 Marcelo Thomé

Presidente da FIERO


Mais notícias

60 por cento das indústrias apontam carga tributária como fator de maior impacto na conta de luz, diz CNI

LCD vai reduzir o custo do crédito para investimentos produtivos, avalia CNI

CNI e governo promovem programa de eficiência energética

Indústria defende celeridade na votação dos projetos de reforma tributária