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Seminário Internacional SESI de Educação aborda como o pensamento computacional pode revolucionar o ensino
Parte da programação do Festival de Robótica, evento ocorre na quinta-feira à tarde no Pavilhão da Bienal em São Paulo, com a participação de educadores e especialistas renomados
Como o
pensamento computacional e a logística contribuem para uma educação inovadora?
Para responder a essa pergunta e possibilitar aos educadores identificar e
captar tendências que acontecem fora dos muros das escolas e trazê-las para as
aulas, projetos, atividades e discussões, o Serviço Social da Indústria (SESI) realiza o Seminário
Internacional SESI de Educação.
O evento
ocorre na quinta-feira (26), das 14h às 18h, no Pavilhão da Bienal, em São
Paulo, com a participação de renomados especialistas, como o dinamarquês Peter
Kronstrom, do Instituto de Copenhagen de Estudos Futuros. Também participam
Karen Santos, CEO da UX para Minas Pretas; Lee Magpili, designer da LEGO; Jean
Carlo Klaumann, CEO da Neogrid; e Rodrigo Azevedo Neves, diretor de Logistics and Customer Care Latam
da Rockwell.
O Seminário
antecede e é parte da programação do Festival SESI de Robótica, que
também ocorre na Bienal entre os dias 27 e 29. Os debates giram em torno do
tema das competições, que, neste ano, é logística. Os palestrantes de empresas
líderes do segmento de automação e de software vão compartilhar experiências
bem-sucedidas, que podem inspirar os gestores escolares.
Evolução
educacional é urgente
O
diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, destaca que a educação
precisa acompanhar as transformações, já em andamento, de um mundo super
conectado – como o setor produtivo tem feito. Nesse contexto, o pensamento
computacional é ferramenta essencial.
“Precisamos
refletir e ter a percepção de que a transformação da educação é urgente. Temos
um desafio de formar pessoas capazes de identificar problemas e propor soluções
inovadoras e criativas. O ambiente escolar também tem que estimular a
convivência na diversidade de pontos de vista e visões de mundo”, alerta
Lucchesi.
Com o
pensamento computacional, tanto o educador quanto o estudante é capaz de
entender um problema no macro, enxergar as pequenas partes que o compõem e
saber selecionar a parte por onde começar a resolver as questões complexas.
Para isso, ele deve coletar e analisar dados de forma organizada, definir os
passos para resolver o problema e automatizar as tarefas repetitivas.
Seminário
Internacional SESI de Educação
Pensamento
computacional – Aprendendo na escola a resolver questões complexas do
trabalho
Quinta-feira
(26) das 14h às 18h
Pavilhão da
Bienal de São Paulo
Inscrições gratuitas pelo site
14h - Abertura
com Rafael Lucchesi
Tema:
Pensamento Computacional e a BNCC
14h20 - Keynote com
Peter Kronstrom, Head do Instituto de Copenhagen de Estudos Futuros
Tema: Ações
e pensamentos para o presente e o futuro
15h30 - Painel com
Rodrigo Azevedo Neves, diretor de Logistics
and Customer Care Latam da Rockwell; Jean Carlo Klaumann, CEO da
Neogrid; Lee Magpili, designer da LEGO; e Pilar Lacerda, pesquisadora associada
da DGPE/FGV RJ
Tema: O
pensamento computacional como solução para problemas reais
17h15 - Encerramento
com Karen Santos, CEO da UX para Minas Pretas
Tema: Pensamento Computacional
na formação e trabalho
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