IMPRENSA
23 de March de 2023 - 11h11

A- A A+

Alunos da unidade SESI de Nova Mutum realizam atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

Promover a conscientização ambiental; motivar ações de preservação ao Meio Ambiente; zelar pelos cuidados com a saúde e natureza e trabalhar questões sociais e ambientais. Foram os objetivos das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água (22 de março), promovidas pela Unidade SESI de Nova Mutum em parceria com a Jirau Energia através do Programa de Educação Ambiental (PEA).

 

Os estudantes do Ensino Fundamental I participaram pela manhã de um Tour Ambiental na Unidade Demonstrativa de Aprendizagem de Manejo Ambiental de Jirau (UDAMA), com visitação na horta e pintura de telas focados no tema “Fantástico Mundo da Água”. Também realizaram um pit stop ambiental na hora da saída para conscientização e importância da água na vida do planeta e seu uso consciente. À tarde, os alunos da Educação Infantil participaram uma atividade com canções e histórias com o tema água e o personagem Gotinha Plim Plim.

 

“Aguçar os cuidados de preservação com o planeta e com o tema abordado sobre a água, inicia desde da infância, pois através da ludicidade transformamos na prática, ações que impactarão na vida de nossos pequenos”, afirmou a professora da Creche II, Rosicleide Ramos. 

 

De acordo com a professora Irinilde do Carmo, do 4º ano, “o evento foi de suma importância pelo seu cunho educacional, preventivo e de conscientização acerca da água, pois possibilitou o envolvimento de alunos, pais e da comunidade, para que todos pensem com responsabilidade e compromisso nesse tema: Água, se souber usar não vai faltar”, alertou.

 

Já a professora da turma do 5º ano, Flávia Dias Garcia pontuou que ações lúdicas agregam significado e marcam momentos para vida dos alunos. “Ensinar é transformar por meio de ações diárias um mundo de informações e o futuro consequentemente será mais consciente”, disse a docente.

 

Segundo a pedagoga Ana Paula de Almeida Oliveira trabalhar o tema água, é importante para relembrar a importância desse recurso para a manutenção do ecossistema e da vida humana, das plantas e dos animais, bem como resgatar a pauta de conscientização e boas práticas de preservação.

 

Dia Mundial da Água

 

O Dia Mundial da Água, data criada pela ONU, serve para relembrar que preservar a água é crucial para a vida no planeta como a conhecemos. Tudo é água. Ela está em toda parte: em tudo o que você vê, em tudo o que toca, come ou usa em seu dia a dia. “Somos, por exemplo, compostos por 60% de água. Nosso planeta é 70% líquido, e os outros animais e plantas também são constituídos, em média, por 65% de água. A data criada em 1993 pretende conscientizar governos, empresas e pessoas sobre o papel fundamental desse precioso recurso para a sobrevivência da espécie humana na Terra.

 

Programa de Educação Ambiental (PEA)

 

Dentre os objetivos deste Programa, criado em 2009 pela Jirau Energia, destacam-se treinar e capacitar monitores para o trabalho de educação ambiental e o desenvolvimento sustentável com a população local, valorizando os “saberes populares”. Ampliar a participação popular nos processos de produção e difusão de conhecimento sobre questões ambientais e tornar a educação ambiental um meio de conscientização e de transformação social.

 

 


Mais notícias

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

SESI Saúde de Cacoal integra Primeira Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão