06 de March de 2023 - 15h30

FIERO participa da criação da câmara setorial da construção civil

No intuito de criar a câmara setorial da construção civil e pesada em Rondônia, representantes do setor (sindicatos patronais e dos trabalhadores), Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e Superintendência Regional do Trabalho (SRTb-RO), se reuniram para formalizar e traçar sua atuação, que tem como um dos objetivos, foco na proteção e harmonia das relações de trabalho no setor da indústria da construção.

De acordo com o auditor fiscal da SRTb-RO, Juscelino Santos a câmara setorial será um espaço para dialogar quanto ao nivelamento das empresas no que diz respeito à segurança no ambiente laboral e na questão da formalidade dos empregos no setor. “O objetivo principal é conscientizar as empresas de que investir em segurança é sinônimo de redução de acidentes de trabalho. Já do lado do trabalhador, se deseja que ele se sinta mais seguro para desempenhar suas atividades”, explica.

Essa padronização entre as empresas também vai corrigir distorções de investimentos por parte das contratantes. “O que queremos evitar, é a concorrência desleal por parte daqueles em que não têm essa preocupação e não promovem investimentos em segurança no ambiente laboral”, pondera Juscelino Santos.

A solenidade de criação da câmara setorial da construção civil e pesada de Rondônia, acontecerá no dia 26 de abril, em Porto Velho. Serão convidados, empresários, entidades e autoridades ligados ao segmento. Para o evento, está confirmada a participação do auditor-fiscal do Trabalho, Rubens Patruni, que abordará temáticas importantes, a exemplo da Norma Regulamentadora 18, modalidades de contratação, e-Social, dentre outras questões pertinentes ao segmento.