IMPRENSA
12 de April de 2023 - 09h03

A- A A+

Prêmio Nacional de Inovação 2023 está com inscrições abertas

 

28 de abril é a data de encerramento das inscrições da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação 2023, que podem ser feitas acessando o link PRÊMIO DE INOVAÇÃO. O Prêmio destina-se às empresas do setor industrial, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação do país. Abrange ainda os pesquisadores que apoiaram as empresas em seus projetos de inovação que geraram resultados no setor produtivo.

 

O prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e correalizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

 

De acordo com o superintende do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago e o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, participar deste prêmio significa a oportunidade única de contribuir para o fortalecimento da inovação com ideias focadas nas quatro categorias que serão contempladas, são elas, a Gestão da Inovação, Inovação de Produto, Inovação de Processo, Inovação para Sustentabilidade e Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho.

 

Ainda conforme Santiago e Coelho, pequenos negócios, médias e grandes empresas podem participar deste que é a maior premiação de inovação do país, promovida para incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de instituições que atuam no Brasil. “A edição deste ano traz como novidade o reconhecimento dos pesquisadores inovadores, que atuam em um ou mais projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, disseram.

 

Premiações

 

Além do reconhecimento nacional, as instituições vencedoras recebem as seguintes premiações, de acordo com os critérios do regulamento: Imersão em Ecossistema de Inovação. Acesso a tecnologias, infraestrutura para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e modelos de negócio e gestão, em parceria com instituições do Brasil e do mundo. Curso de Educação Executiva - Os vencedores terão direito a participação em uma turma exclusiva do curso de Educação Executiva do SENAI. Curso em SST - Premiação exclusiva para os vencedores no Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho, com foco no aumento da eficiência operacional.

 

Categorias

 

Ecossistemas de Inovação (E.I) - É um ambiente composto por diferentes atores que promove articulação, interação e cooperação entre eles, estimulando iniciativas e redes de relacionamento de benefício mútuo e tendo a inovação como foco principal. A avaliação contempla o fortalecimento do E.I. por meio da demonstração de esforço realizado, resultados obtidos, impactos gerados e a evolução obtida nos últimos dois anos.

 

Gestão da Inovação - Vai premiar organizações que, por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas, produziram um ambiente profícuo à geração de inovações.

 

Inovação - Contempla organizações que tiveram resultados expressivos em suas inovações. A avaliação mensura os efeitos de desempenho decorrentes das inovações lançadas pelas empresas.

 

Já a categoria Pesquisador Inovador vai reconhecer o profissional que demonstrou evidente protagonismo ou exerceu papel determinante na viabilização ou consolidação de um ou mais esforços de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em uma empresa participante nesta edição do PNI.

 

Destaque em SST - É a categoria voltada a empresas que implementaram práticas inovadoras de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e preveniram incidentes no exercício diário da profissão.

 

 

 


Mais notícias

Prejuízos do ‘Brasil Ilegal’ somaram em todo o país R$ 453,5 bilhões em 2022

47 por cento da população avalia sua qualidade de vida como boa ou ótima, aponta pesquisa da CNI

Brasil leva maior delegação para mundial de robótica nos EUA com 140 estudantes

43 por cento dos brasileiros dizem que saúde pública deve ser prioridade do governo