07 de June de 2023 - 10h25

DR-RO participa de retomada em Certificação de Saberes e Competências Profissionais

Representando o Departamento Regional de Rondônia, a analista de Educação, Thansey Constantino participou do curso de Formação Continuada Aperfeiçoamento em Certificação de Saberes e Competências Profissionais - Oficinas Re-Saber, realizado na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Durante o encontro foram abordados temas como os processos dos profissionais capacitados que vão atuar em escolas e instituições de ensino regulares que estejam aptas a ofertar a avaliação, de acordo com a Portaria Nº 24, de 19 de janeiro de 2021.

A capacitação teve como público alvo 41 profissionais do SENAI e SENAC atuantes na área de Educação Profissional que foram treinadas para a implementação das ofertas de certificação de saberes e competências profissionais, no âmbito do Re-Saber em suas instituições. Além do DR-RO, participaram representantes do Tocantins, Mato Grosso, Paraná, Goiás, Espirito Santo, Rio Grande do Norte, Roraima, Distrito Federal, dentre outros.

Thansey ressaltou os tópicos mais importantes da pauta, entre eles, a sistematização para qualificar profissionais com a certificação de saberes e competências, a elaboração do Projeto Pedagógico de Certificação Profissional - PPCP, que abrange os tópicos das etapas de inscrição, acolhimento, entrevista individual, matrícula, avaliação prática dos saberes profissionais e entrega dos documentos, que os candidatos irão passar.

De acordo com a analista de Educação, "ao participar do curso adquiri conhecimentos para simular o processo na prática, com os demais colegas de outros DRs, momento de muita aprendizagem e trocas de experiências, e que o SENAI-RO possa atender aos trabalhadores que detêm saberes e promova a inclusão socioprodutiva e incentive a continuidade de estudos para a elevação da escolaridade".

A participação da analista na sistematização do Re-Saber foi indicação do gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, sendo a segunda colabora a participar, o primeiro foi o Alexandre Custódio, técnico da Cebep, tendo o intuito de ampliar os conhecimentos dos profissionais para futuramente compor a equipe que irá avaliar candidatos objetivando a certificação.

“Esta capacitação promovida pelo Departamento Nacional, significa a retomada pelo SENAI, de uma opção funcional e prática. Existem pessoas que aprendem no mundo laboral, e cujos conhecimentos não foram adquiridos na escola. A certificação tem o objetivo de reconhecer aqueles que aprenderam na “escola do mundo”, e possam ter oficializado seu notório saber. Por exemplo, se João dos Santos é um mecânico reconhecido na cidade onde mora pela competência na área, ele poderá vir ao SENAI, onde será avaliado com provas teórica e prática, e alcançando a nota exigida e a aprovação, ele receberá a certificação comprovando ser um profissional qualificado para exercer sua função. E isso vale para todas as áreas do conhecimento”, explicou o gerente.

Coelho explicou que existem duas certificações. “A direta, ou seja, determinada empresa conta com profissionais que aprenderam ali, mas que não têm certificado, poderá chamar o SENAI, que vai avaliar os funcionários e certificá-los e a outra, é a certificação acreditada. O profissional se submete a uma prova e se aprovado, recebe certificado que vale oficialmente para todo o Brasil. Outro ponto, resta saber quem vai financiar este processo. Por isso, o SENAI e respectivos parceiros vão buscar fontes de recursos para que as pessoas não precisem pagar por esta certificação”, disse.