IMPRENSA
18 de September de 2023 - 15h13

A- A A+

Jornada Compliance abrange 100 por cento das unidades da FIERO, SESI, SENAI e IEL

Entre os últimos dias 11 a 15, a Jornada Compliance da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), percorreu as unidades do SESI, SENAI e IEL dos municípios de Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena. As visitas às unidades iniciaram no dia 5 deste mês e contemplou também as unidades de Porto Velho e Nova Mutum-Paraná. O objetivo da jornada é reforçar os conceitos de compliance e estreitar o relacionamento com os colaboradores. 


O interlocutor e analista de compliance, Arthur Fagundes de Toledo Sena, se reuniu com os gerentes, equipe administrativa, instrutores e professores para explicar a importância da absorção desta cultura e seus preceitos nas rotinas de trabalho, e falou da importância de fazer esse momento presencialmente em cada uma das unidades. “Nada é mais gratificante do que ter esse momento olhando cada um dos colaboradores, e principalmente poder conhecer a realidade e as particularidade de cada uma das nossas unidades”, afirma. 


Ao ter a oportunidade de conversar com integrantes das casas da capital e demais cidades, o analista de compliance destacou que “as instituições, FIERO, SESI, SENAI e IEL são compostas por pessoas vocacionadas, que amam os processos educacionais e de saúde e possuem ligações afetivas com as marcas SESI, SENAI, IEL e FIERO”. Identificou ainda que “a dedicação de todos engrandece nossas instituições”, reforça Arthur Fagundes. 


Nas conversas, além de repassar os conceitos de compliance, Fagundes pôde identificar os pontos fortes de cada uma delas, e os desafios a serem superados. “Esse momento também foi de extrema relevância. Saber que podemos melhorar e sentir que temos esse apoio por parte dos colaboradores é importante para manutenção do legado de tudo eu já construído até agora”, complementa. 


A gerente da unidade de Ariquemes, Angela Bim, disse que essa interação é fundamental para envolver a equipe nas políticas de governança de compliance. “Essa vinda trouxe esse olhar sobre a efetividade e o significado do compliance, pois num primeiro momento ele é enxergado como uma vigilância, ou área da que vai somente analisar os processos de compras e licitação, e não é isso, é um setor que vai trabalhar toda a conduta ética e de postura, que vem ao encontro da missão, visão e valores da instituição”, completa.


A gerente de Ji-Paraná e Jaru, Cintia Alves agradeceu a presença do interlocutor nas unidades, para explicar a importância do engajamento da equipe nas rotinas de trabalho. “A vinda também serviu para que vocês conheçam nosso trabalho, o que é desenvolvido e as realidades de cada uma das nossas unidades em Rondônia. E a gente aqui da ponta precisa desse apoio para que nossas entregas sejam cada vez mais efetivas e eficazes para que nosso cliente saia satisfeito”, comenta.  


Rodolfo Lentz, que conduz as unidades de Cacoal e Rolim de Moura, diz que sua equipe já trabalha as políticas de uma forma mais atenta, até para agilizar os procedimentos de trabalho. “E de certa forma, vocês estarem presentes conosco, reforça a importância do nosso comprometimento profissional”, avalia.


Diógenes Pierre de Pimenta Bueno enfatizou que a reunião com todos uniformiza a informação do que é o compliance. “As pessoas que estão à frente, de fato, dos processos também puderam entender a forma de como o trabalho de vocês é benéfico para a instituição”, complementa.


Silvio Leite, que gerencia as escolas SESI-SENAI e o SESI saúde de Vilhena ponderou desde a sua implantação, provocou entre os colaboradores uma maior motivação para que todos agissem dentro desta temática. “Desde as equipes de professores, instrutores, e da promoção da saúde, e do administrativo e de manutenção, buscaram o contato, seja por meio de reuniões, e até mesmo junto a vocês em Porto Velho. E com a vinda da jornada, a gente conseguiu popularizar um pouco mais esse assunto”, comemora. 


Mais notícias

Nova edição da Sexta da Alegria movimenta o SESI de Pimenta Bueno

DR de Rondônia presente na Reunião Nacional de Gestores de Saúde e Segurança na Indústria

Presidente da FIERO participa da Semana de Sustentabilidade do BID Invest

SESI Lagoa promove nova edição do aulão preparatório para o ENEM