IMPRENSA
29 de August de 2024 - 10h43

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Segunda Jornada Compliance percorre unidades de Rondônia

Iniciada em 2023, a Jornada Compliance promoveu entre os dias 18 a 23 de agosto a 2ª visita técnica teve como foco, estreitar o relacionamento entre a assessoria Compliance e as unidades que compreendem a FIERO, SESI, SENAI e IEL, com o objetivo de sensibilizar e conectar a força de trabalho do Departamento Regional de Rondônia.


A 2ª visita técnica do Compliance foi dividida em duas fases. A primeira aconteceu entre os dias 18 a 23 de agosto, percorrendo as unidades de Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Cacoal e Vilhena. Já a segunda fase está prevista para a segunda quinzena de setembro, e abrangerá as unidades da capital, bem como gerências e coordenações da Casa da Indústria.


A programação das visitas realizadas envolveu dois momentos:  a realização da 1ª Oficina de Gestão de Riscos baseados em indicadores e a Reunião Técnica do Compliance com cada uma das unidades.


A oficina, ministrada pelo Analista de Compliance da FIERO, SESI, SENAI e IEL, Arthur Toledo, teve por objetivo, aumentar a percepção e autonomia das unidades quanto a importância da gestão de riscos, sobretudo incluindo os objetivos e metas institucionais (e seus respectivos indicadores), como objeto de gestão de riscos, sendo a metodologia uma excelente ferramenta para auxiliar acompanhamento e atendimento destes indicadores.


A capacitação envolveu os gestores dos diversos processos que acontecem dentro das unidades, como articuladores de mercado, coordenadores pedagógicos, analistas de compras e TI, entre outras áreas, envolvendo também os Gerentes das unidades.


Foram abordados os conceitos trazidos na Política de Riscos FIERO, SESI, SENAI e IEL, (que está construída com fundamento na ISO31000) bem como nas melhores práticas metodológicas que auxiliam na identificação dos Riscos. Além de promover um nivelamento dos entendimentos, também foi proposto a atualização dos Riscos mapeados nas atuais matrizes de riscos, tomando como ponto de partida os indicadores das entidades (como exemplo os estratégicos e do PPR).


Além disso, promoveu a sensibilização dos gerentes e gestores de processos sobre a importância de se realizar com afinco a Gestão de seus riscos e controles, de modo a antecipar possíveis cenários e incertezas, bem como prevenir eventuais problemas em nossas entregas.


“Nas oficinas realizadas, houveram debates sobre a importância em promovermos enquanto instituição, um mapeamento geral dos processos, envolvendo unidades, gerências de negócios e coordenações, de modo a uniformizar o fluxo de troca de informações, negócios e processos”, explicou Arthur Toledo.


Ao final, foi realizada uma atividade prática, em que partiu-se da premissa do risco de não atendimento de determinado indicador (escolhido pela unidade). O objetivo era identificar, através da abordagem simultânea entre ferramentas do brainstorm e matriz SWOT, também conhecida no Brasil como Matriz FOFA (que analisa pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e fraquezas), novos fatores de riscos e seus respectivos controles.

 

De acordo com Toledo, observou-se que a análise dos pontos fracos e ameaças envolvendo o não atendimento do indicador, fornecem importante material para identificação, mapeamento e construção dos fatores riscos identificados, enquanto analisar os pontos fortes e oportunidades, dão uma dica quais atividades estratégicas os controles devem envolver.


No segundo momento foi realizada uma Reunião Técnica envolvendo toda a força de trabalho das unidades, ocasião em que foi realizado o lançamento do evento “Dia da Integridade FIERO, SESI, SENAI e IEL, que acontecerá no dia 19 de setembro, com transmissão ao vivo para todo o estado. Na programação da jornada foi realizada a palestra sobre Prevenção ao Assédio, também ministrada pelo Analista de Compliance, Arthur Toledo.


O gerente da unidade de Vilhena, Silvio Leite, afirmou que essa interação é fundamental para envolver todos os colaboradores nas políticas de Compliance. “Agradeço a equipe compliance em nome da Raimunda Queiroz, que não mede esforços para manter nossas unidades informadas e alinhadas quanto aos procedimentos de governança e integridade, que tem se mostrado essencial para a nossa rotina corporativa”, ponderou.


Jornalista: Andréa Machado Minuto


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