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Aula da História propõe atividade sobre espaços públicos no SESI de Cacoal
Os alunos do 3° ano A do Colégio SESI de Cacoal realizaram uma exposição de maquetes sobre espaços públicos, como parte complementar das atividades da disciplina de História. A partir de muita pesquisa e dedicação, os estudantes foram desafiados a criar projetos que representassem espaços públicos de seus bairros.
A professora da turma, Deborah
Machado, explicou que espaços públicos são áreas de uso comum, pertencentes à
população e administradas pelo poder público, como ruas, calçadas, praças,
jardins e parques, todos de livre acesso. “Esses locais favorecem a melhoria
das condições urbanas, ambientais e sanitárias, além de promover o convívio
social e o bem-estar da comunidade”, explicou a professora.
Ela também destacou que nem
sempre um espaço público é determinado apenas por ser aberto ou fechado.
“Museus e bibliotecas administrados pela prefeitura, por exemplo, também são
considerados espaços públicos. Eles são locais de lazer que, além de servirem à
comunidade, muitas vezes se tornam cartões postais, atraindo tanto moradores
quanto turistas”, ressaltou Deborah.
A professora ainda destacou
que espaços públicos de lazer, como praças, podem ter impacto positivo na saúde
física e mental da população. A prática de esportes e caminhadas ao ar livre,
por exemplo, ajuda na prevenção de doenças como colesterol alto e hipertensão.
Os alunos participaram
ativamente da atividade, aprendendo sobre a importância desses espaços na vida
urbana. A aluna Maria Isys relatou: “Foi uma experiência incrível montar uma
maquete que representa um espaço público do meu bairro. O envolvimento dos meus
pais no projeto também tornou tudo ainda mais divertido”. Já seu colega João
Alves destacou o aprendizado adquirido. “Estudamos sobre a importância dos
espaços públicos para a sociedade e aprendemos que preservar esses lugares é
uma responsabilidade de todos”, afirmou.
Rodolfo Lentz Correa, gerente
das unidades SESI de Cacoal e Rolim de Moura, comentou a relevância do tema
para a formação cidadã dos estudantes. “O conhecimento sobre espaços públicos
desperta nos alunos o senso de cidadania e coletividade. Esses espaços são
essenciais para o fortalecimento dos vínculos sociais, promoção da qualidade de
vida e bem-estar da população. É fundamental que os cidadãos cuidem e preservem
o patrimônio público, incluindo as praças e equipamentos esportivos de Cacoal,
assim como os ambientes da nossa escola”, enfatizou.
Rodolfo também lembrou que a
preservação do bem público é crucial para garantir que todos possam usufruir de
ambientes adequados e acolhedores. “A população pode contribuir com gestos
simples, como recolher lixo nas áreas verdes. Ambientes bem conservados
proporcionam mais segurança, fomentam a economia local e incentivam a prática
de atividades recreativas e esportivas”, concluiu.
Jornalista: Andréa Machado
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