IMPRENSA
19 de September de 2024 - 09h32

A- A A+

Aula da História propõe atividade sobre espaços públicos no SESI de Cacoal

Os alunos do 3° ano A do Colégio SESI de Cacoal realizaram uma exposição de maquetes sobre espaços públicos, como parte complementar das atividades da disciplina de História. A partir de muita pesquisa e dedicação, os estudantes foram desafiados a criar projetos que representassem espaços públicos de seus bairros.


A professora da turma, Deborah Machado, explicou que espaços públicos são áreas de uso comum, pertencentes à população e administradas pelo poder público, como ruas, calçadas, praças, jardins e parques, todos de livre acesso. “Esses locais favorecem a melhoria das condições urbanas, ambientais e sanitárias, além de promover o convívio social e o bem-estar da comunidade”, explicou a professora.


Ela também destacou que nem sempre um espaço público é determinado apenas por ser aberto ou fechado. “Museus e bibliotecas administrados pela prefeitura, por exemplo, também são considerados espaços públicos. Eles são locais de lazer que, além de servirem à comunidade, muitas vezes se tornam cartões postais, atraindo tanto moradores quanto turistas”, ressaltou Deborah.


A professora ainda destacou que espaços públicos de lazer, como praças, podem ter impacto positivo na saúde física e mental da população. A prática de esportes e caminhadas ao ar livre, por exemplo, ajuda na prevenção de doenças como colesterol alto e hipertensão.


Os alunos participaram ativamente da atividade, aprendendo sobre a importância desses espaços na vida urbana. A aluna Maria Isys relatou: “Foi uma experiência incrível montar uma maquete que representa um espaço público do meu bairro. O envolvimento dos meus pais no projeto também tornou tudo ainda mais divertido”. Já seu colega João Alves destacou o aprendizado adquirido. “Estudamos sobre a importância dos espaços públicos para a sociedade e aprendemos que preservar esses lugares é uma responsabilidade de todos”, afirmou.


Rodolfo Lentz Correa, gerente das unidades SESI de Cacoal e Rolim de Moura, comentou a relevância do tema para a formação cidadã dos estudantes. “O conhecimento sobre espaços públicos desperta nos alunos o senso de cidadania e coletividade. Esses espaços são essenciais para o fortalecimento dos vínculos sociais, promoção da qualidade de vida e bem-estar da população. É fundamental que os cidadãos cuidem e preservem o patrimônio público, incluindo as praças e equipamentos esportivos de Cacoal, assim como os ambientes da nossa escola”, enfatizou.


Rodolfo também lembrou que a preservação do bem público é crucial para garantir que todos possam usufruir de ambientes adequados e acolhedores. “A população pode contribuir com gestos simples, como recolher lixo nas áreas verdes. Ambientes bem conservados proporcionam mais segurança, fomentam a economia local e incentivam a prática de atividades recreativas e esportivas”, concluiu.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SESI Nova Mutum desenvolve atividade que aborda o Sistema Solar

Em aula prática, alunos do curso de Pedreiro em Alvenaria do SENAI de Ariquemes refazem calçada da APAE

Unidade do SESI de Vilhena comemora renovação de certificação do Microsoft Showcase Schools

Presidente da FIERO aborda crise hídrica de Rondônia em reunião do COEMAS-CNI