IMPRENSA
17 de October de 2024 - 14h30

A- A A+

Colaboradores e alunos do SESI e SENAI de Ariquemes participam de evento em alusão ao Outubro Rosa

A unidade do SENAI de Ariquemes promoveu, nesta semana, uma palestra de conscientização e prevenção, compartilhando informações sobre o câncer de mama e de colo do útero, visando proporcionar mais acesso a informações relevantes para a redução da mortalidade. Para conduzir o evento, foi convidada a enfermeira especialista de Porto Velho, Luciana Costa.


A ação foi realizada como parte de uma atividade multidisciplinar, promovendo uma abordagem mais abrangente e significativa sobre a prevenção do câncer. O evento foi dividido em dois momentos: à tarde, a palestra foi direcionada aos colaboradores das unidades do SESI e SENAI; à noite, aos alunos dos cursos técnicos do SENAI. Durante as apresentações, além de enfatizar a importância da realização de exames periódicos, a enfermeira Luciana Costa ensinou o processo do autoexame às colaboradoras e alunas.


Elmina Rosa Palenzuela, aluna venezuelana do curso de costureiro industrial, elogiou a iniciativa, pois desconhecia os tratamentos disponíveis em Rondônia. "Estava receosa em marcar uma consulta por não conhecer os médicos especialistas, mas, após a palestra, fiquei mais tranquila em saber que temos, inclusive, um hospital especializado no tratamento de câncer", afirmou.


A palestra também encorajou Elmina a realizar os exames preventivos. "Foi excelente e acredito que ações como essa, que são esclarecedoras, devem ser contínuas para alcançar um maior número de pessoas", destacou a aluna.


A gerente da unidade, Ângela Bim, agradeceu à enfermeira Luciana pela disposição de se deslocar de Porto Velho até Ariquemes e compartilhou uma experiência pessoal emocionante: sua mãe faleceu há dois meses devido ao câncer de mama. "O autoexame e os exames preventivos são fundamentais. Diagnósticos precoces, acompanhados de tratamentos adequados, podem salvar vidas. É gratificante poder proporcionar momentos como este para nossas colaboradoras e alunas", afirmou, visivelmente emocionada pela lembrança de sua mãe.


Após a palestra, várias alunas e colaboradoras decidiram procurar seus médicos para realizar os exames preventivos. "Sabemos que muitas nunca haviam feito seu primeiro exame, principalmente por medo do resultado. No entanto, com a palestra, elas se sentiram encorajadas a realizar a mamografia e a coleta do preventivo", concluiu Ângela Bim.

 Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SESI de Pimenta Bueno é convidado a participar do concurso cultural do Siccob

SENAI-RO é parceiro em iniciativa de fomento à inovação e competitividade

Produtividade na indústria permaneceu estável no segundo trimestre, aponta CNI

Atividade interdisciplinar no SESI de Cacoal integra a Língua Português e Matemática