18 de October de 2024 - 10h52

SENAI-RO está preparado para qualificar 85 mil profissionais até 2027

Para atender a demanda da indústria de Rondônia nos próximos três anos, será necessário qualificar 84,5 mil profissionais entre 2025 e 2027, segundo o Mapa do Trabalho Industrial. O número contempla a necessidade de formação de 12,9 mil novos profissionais e de requalificação de 71,7 mil que já estão no mercado. A projeção leva em conta o crescimento da economia e do mercado de trabalho. O levantamento é elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O estudo é uma importante ferramenta de inteligência para subsidiar as ações de planejamento de oferta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Acesse os dados do Mapa do Trabalho Industrial na íntegra.

Qualificação em Rondônia

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, destaca que esse estudo da CNI evidencia a importância do monitoramento contínuo do setor industrial e da formação de mão de obra qualificada. “Em Rondônia, identificamos diversas oportunidades para a formação e inserção de pessoas no mercado de trabalho. Até 2027, serão 85 mil vagas, um número expressivo, distribuído por áreas como alimentos e bebidas, manutenção e reparação, construção, operação industrial, logística e transporte. Este último setor, que representa mais de 21 mil oportunidades, está diretamente relacionado ao DNA econômico do estado, com forte impacto no PIB local”, explicou Santiago.

O SENAI-RO está preparado para atender essa demanda em todo o estado, tanto de forma presencial quanto remota, por meio do programa SENAI Vai Até Você. "Contamos com um portfólio de cursos que abrange as necessidades das indústrias, e estamos equipados com kits didáticos, contêineres e carretas, que podem alcançar qualquer município de Rondônia", reforça Santiago. Ele ainda ressaltou que os investimentos liderados pelo presidente da Federação das Indústrias, Marcelo Thomé, permitiram ampliar os cursos na modalidade EAD (Ensino a Distância), alcançando mais de 85% dos municípios do estado.

Formação e Requalificação de Profissionais

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, Rondônia precisará de 12,9 mil novos profissionais para acompanhar o crescimento do emprego e substituir os trabalhadores que deixarão o mercado de trabalho formal. Além disso, 71,7 mil trabalhadores já inseridos no mercado necessitarão de treinamento e desenvolvimento para atualizar suas competências.

Essas atualizações envolvem tanto hard skills (habilidades técnicas, como o domínio de máquinas e softwares), quanto soft skills (habilidades comportamentais, como pensamento crítico e criatividade), além de ações relacionadas à saúde e segurança no trabalho. A formação adequada garantirá que esses profissionais estejam aptos a desempenhar suas funções de maneira eficiente e segura.

Setores com Maior Demanda

Entre 2025 e 2027, as áreas com maior demanda por profissionais em Rondônia serão:

- Logística e Transporte (21,9 mil vagas): oportunidades para técnicos de controle da produção, motoristas, almoxarifes e armazenistas;

- Alimentos e Bebidas (9,6 mil vagas): para padeiros, confeiteiros, trabalhadores na fabricação de laticínios e outros;

- Manutenção e Reparação (9 mil vagas): para mecânicos, eletricistas e outros profissionais de manutenção;

- Construção (8 mil vagas): incluindo operadores de máquinas e trabalhadores de estruturas de alvenaria;

- Operação Industrial (7,7 mil vagas): que atuam em linhas de produção, embalagem e logística.

Importância de qualificar-se pelo SENAI

Diante desse cenário, a qualificação profissional torna-se ainda mais essencial. A indústria de Rondônia, em constante crescimento, necessita de trabalhadores capacitados para garantir seu desenvolvimento e competitividade. Realizar um curso no SENAI é uma oportunidade para se preparar para essas demandas, seja você um profissional em busca de requalificação ou alguém que deseja ingressar no mercado de trabalho. O SENAI oferece cursos voltados para as áreas mais procuradas, com infraestrutura moderna e adaptada à realidade do estado, atendendo tanto presencialmente quanto de forma remota. Investir na sua qualificação com o SENAI é garantir uma formação de qualidade, conectada com as reais necessidades da indústria local.

Para mais informações e inscrições nos cursos do SENAI, acesse o portal Futuro Digital.

Jornalista: Andréa Machado Minuto, com informações a CNI - Observatório da Indústria