IMPRENSA
01 de November de 2024 - 11h16

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FIERO aguarda anúncios da concessão da BR-364 e liberação do contrato da ponte binacional

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), vê como um grande avanço o anúncio da aprovação da proposta de edital e contrato para a concessão rodoviária da Rota Agro Norte, que engloba a BR-364, com extensão de 687 quilômetros. De acordo com o Ministério dos Transportes, o leilão deve ocorrer em fevereiro de 2025, dando um prazo um pouco maior para que seja possível às empresas estudarem melhor o projeto, pois a rodovia não possui postos de pedágio.


O trecho abrange importantes pontos de Rondônia, incluindo desde o entroncamento com a BR-435, em Vilhena até a BR-319, rota que ainda se aguarda pela recuperação e que liga o Estado à capital do Amazonas, Manaus, além de acessos estratégicos nos municípios de Ji-Paraná e Porto Velho.


A BR-364 e a construção da ponte de integração Binacional, que vai ligar o Brasil à Bolívia, por Guajará-Mirim, foram tratados nesta semana durante reunião entre, Renan Filho, com o senador Confúcio Moura, e de acordo com o ministro dos Transportes, houve atraso na contratação, face a questionamentos feitos ao Tribunal de Contas da União (TCU), por parte dos licitantes. Renan Filho garantiu ao senador, que o contrato deve ser assinado ainda neste mês de novembro e as obras previstas para iniciar já em 2025.


O presidente da FIERO, Marcelo Thomé, ressalta que a concretização da concessão, permitirá que o estado dê um salto em desenvolvimento por meio de atração de novos negócios, pois a rodovia contempla os acessos aos principais portos, se tornando uma rota mais segura para o escoamento da produção via rio Madeira. Dentre as melhorias, haverá boa parte de trechos duplicados e terceiras faixas, que garantirá ainda mais comodidade para quem trafega na BR-364.


Thomé acrescenta que a logística ainda é um dos maiores entraves para que Rondônia se apresente mais competitiva perante ao mercado brasileiro e internacional. “Promovemos recentemente um diálogo sobre competitividade e combate ao custo Brasil, e a logística é um dos principais desafios para criar um ambiente de negócios mais atraente. Por isso, investimentos em infraestrutura são fundamentais para a economia de Rondônia”, afirmou.


Sobre a ponte Binacional, Thomé reforça que a obra garantirá acesso aos portos chilenos, com rota pela Bolívia, consolidando mais um corredor de escoamento da saída para o Pacífico, uma das bandeiras da FIERO, desde a administração do então presidente Miguel de Souza, que vem acompanhando em Brasília, os temas referentes ao desenvolvimento de Rondônia.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


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