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FIERO aguarda anúncios da concessão da BR-364 e liberação do contrato da ponte binacional
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), vê como um grande avanço o anúncio da aprovação da proposta de edital e contrato para a concessão rodoviária da Rota Agro Norte, que engloba a BR-364, com extensão de 687 quilômetros. De acordo com o Ministério dos Transportes, o leilão deve ocorrer em fevereiro de 2025, dando um prazo um pouco maior para que seja possível às empresas estudarem melhor o projeto, pois a rodovia não possui postos de pedágio.
O trecho abrange importantes
pontos de Rondônia, incluindo desde o entroncamento com a BR-435, em Vilhena
até a BR-319, rota que ainda se aguarda pela recuperação e que liga o Estado à
capital do Amazonas, Manaus, além de acessos estratégicos nos municípios de
Ji-Paraná e Porto Velho.
A BR-364 e a construção da
ponte de integração Binacional, que vai ligar o Brasil à Bolívia, por
Guajará-Mirim, foram tratados nesta semana durante reunião entre, Renan Filho,
com o senador Confúcio Moura, e de acordo com o ministro dos Transportes, houve
atraso na contratação, face a questionamentos feitos ao Tribunal de Contas da
União (TCU), por parte dos licitantes. Renan Filho garantiu ao senador, que o
contrato deve ser assinado ainda neste mês de novembro e as obras previstas
para iniciar já em 2025.
O presidente da FIERO, Marcelo
Thomé, ressalta que a concretização da concessão, permitirá que o estado dê um
salto em desenvolvimento por meio de atração de novos negócios, pois a rodovia
contempla os acessos aos principais portos, se tornando uma rota mais segura
para o escoamento da produção via rio Madeira. Dentre as melhorias, haverá boa
parte de trechos duplicados e terceiras faixas, que garantirá ainda mais
comodidade para quem trafega na BR-364.
Thomé acrescenta que a
logística ainda é um dos maiores entraves para que Rondônia se apresente mais competitiva
perante ao mercado brasileiro e internacional. “Promovemos recentemente um
diálogo sobre competitividade e combate ao custo Brasil, e a logística é um dos
principais desafios para criar um ambiente de negócios mais atraente. Por isso,
investimentos em infraestrutura são fundamentais para a economia de Rondônia”,
afirmou.
Sobre a ponte Binacional,
Thomé reforça que a obra garantirá acesso aos portos chilenos, com rota pela
Bolívia, consolidando mais um corredor de escoamento da saída para o Pacífico,
uma das bandeiras da FIERO, desde a administração do então presidente Miguel de
Souza, que vem acompanhando em Brasília, os temas referentes ao desenvolvimento
de Rondônia.
Jornalista: Andréa Machado
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