IMPRENSA
20 de February de 2025 - 17h42

A- A A+

IEL-RO apresenta possibilidades de estágio em evento no Tudo Aqui

Estudantes, na maioria deles composta por alunos que cursam o Ensino Médio, tiveram a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos pelo Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO) na parte de contratação para estágio. A equipe do IEL abordou na palestra apresentada aos presentes, as formas de contratação, os direitos e deveres dos estagiários e uma série de conceitos voltada ao desenvolvimento de habilidades no ambiente de trabalho. O evento ocorreu no auditório do Tudo Aqui, em Porto Velho.


Na palestra, Thansey Constantino e Davi Expedito Dias da Silva, fizeram uma rápida apresentação do IEL e suas competências. Em seguida, traçaram um paralelo e as diferenças entre os programas de estágio e o de jovem aprendiz. Abordaram as questões legais, escolaridade, remuneração e idade mínima e máxima de cada uma das modalidades. De acordo com Thansey, muitos ainda possuem dúvidas e acabam confundindo quanto o que pode e deve fazer um estagiário e um jovem aprendiz.


Na segunda parte da palestra, foi abordada a importância das habilidades interpessoais comportamentais e de caráter, também conhecidas como soft skills. Atualmente elas são fundamentais no mercado de trabalho, pois complementam essas habilidades com às técnicas, as hard skills. “Hoje as empresas buscam profissionais completos, e as competências comportamentais são valorizadas, pois permitem a colaboração eficaz. No contexto do programa de estágio, elas desempenham um papel crucial no desenvolvimento do estagiário e na sua adaptação ao ambiente de trabalho”, afirmou Thansey.


“Reconhecendo essas habilidades dentro do ambiente de trabalho, as relações profissionais se tornam mais eficazes, pois se espera que as equipes trabalham em colaboração umas às outras, compartilhando ideias para atingir objetivos comuns, que servem ainda, para identificar problemas, fazer análise de soluções para tomar decisões assertivas”, explicou Davi Expedito.


Para finalizar, Thansey e Davi trataram sobre como desenvolver as soft skills no campo do autoconhecimento, por meio de experiências, cursos e treinamentos e quanto reconhecer, gerenciar e influenciar emoções e assim trabalhar a inteligência emocional no ambiente profissional e pessoal.

 

O IEL-RO participou do evento Meu Primeiro Emprego, a convite da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e organizado pelo Sistema Nacional de Emprego de Rondônia (SINE-RO).


Para ficar por dentro das vagas disponíveis de estágio acesse a página do IEL.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

FIERO afirma que concessão da BR-364 facilitará logística, o grande gargalo na região

Presidente da FIERO participa da primeira reunião de 2025 da Ação Pró-Amazônia

SENAI-RO, Energisa e Forças Armadas certificam formandos do Soldado Cidadão

SESI-RO comemora número de alunos aprovados no vestibular de 2024