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Simulado do SAEP mede conhecimentos dos alunos do SENAI de Ji-Paraná e Jaru
Alunos do curso Técnico em Qualidade das unidades de Jaru e Ji-Paraná, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), realizaram nesta semana, o simulado do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP). O objetivo foi proporcionar uma experiência de avaliação realista, auxiliando na contribuição do conhecimento adquirido em sala de aula, que além de ser um instrumento de mensuração do aprendizado, permite que os alunos se familiarizem com o formato de provas técnicas e desenvolvam habilidades como análise crítica e resolução de problemas.
O simulado SAEP, organizado
pela gerência, coordenadora de Educação, Viviane Giupato e pela instrutora
Rauliane Batista Farias, com o apoio das analistas de educação, Carla Raposo e
Elissandra Teixeira Alcuri, tem como desenvolver as habilidades analíticas,
gestão do tempo e tomada de decisão, essenciais para a atuação profissional no
setor de qualidade.
A aluna da unidade de Jaru
Raissa Zeferino dos Santos, afirmou que o simulado SAEP é uma ótima
oportunidade para testar os conhecimentos repassados ao longo do curso. “Ele
nos prepara melhor para os desafios da profissão. Acredito que essa experiência
vai nos deixar mais confiantes e preparados para enfrentar avaliações futuras e
situações reais no mercado de trabalho”, declarou.
Já a gerente das unidades,
Cintia Aparecida Alves, afirmou que o simulado é uma ferramenta essencial para
a formação dos alunos do SENAI. “A prova, permite que eles avaliem seu
progresso e desenvolvam uma mentalidade estratégica para solucionar problemas
na área da qualidade. Essa experiência fortalece o aprendizado e prepara os
futuros profissionais para os desafios do setor industrial," classificou.
Segundo a coordenadora de
Educação, os simulados do SAEP têm se consolidado como um recurso indispensável
para medir o desempenho dos estudantes e prepará-los para a avaliação oficial. “Quando
aplicados de forma sistemática, esses simulados evidenciam avanços no
aprendizado, além de promoverem uma maior conscientização sobre a importância
da avaliação contínua”, ressaltou Viviane Giupato.
Na avaliação da equipe organizadora,
o teste proporcionou um impacto positivo na jornada educacional dos alunos. Com
base nos resultados, os instrutores poderão direcionar melhores atividades de
reforço, garantindo uma aprendizagem mais eficaz e alinhada às exigências do
mercado. Além disso, a experiência fortaleceu o senso de responsabilidade e
compromisso dos estudantes com sua formação profissional.
Jornalista: Andréa Machado
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