IMPRENSA
17 de March de 2025 - 14h05

A- A A+

Desempenho da ELEV3R, do SESI de Vilhena, garante vaga em torneio na Austrália

A performance da equipe ELEV3R, do SESI de Vilhena, durante o Torneio Nacional de Robótica realizado em Brasília entre os dias 12 a 15, garantiu uma das 11 vagas para representar o Brasil em um torneio internacional que ocorrerá em julho deste ano, na Austrália. Competindo com outros 99 competidores de diversas regiões do Brasil, na categoria First Lego League Chalange (FLL), a ELEV3R alcançou a 8ª colocação no desafio de missões, acumulando 550 pontos. Eles também se destacaram na engenharia mecânica, recebendo o prêmio de 4º finalista pelo Design do Robô.

 

Nesta edição, a ELEV3R foi composta pelos alunos: Thalita Lipke Machado, 14, da 1ª Série do Novo Ensino Médio (NEM), Diogo Corrêa dos Santos, 13, Lavínea de Quadros Rodrigues e Maria Júlia Demarque, 13, os três do 9° ano do Ensino Fundamental II e Samara Nunes Alves, 12, 8° ano. Os técnicos foram os professores Silvio Luiz Vichroski e Lorinês Cesne.

 

Com uma trajetória de sucessos iniciada em 2017, a equipe esteve envolvida na competição ao longo de cinco dias, avaliada em quatro áreas distintas. Na categoria de Projeto de Inovação, o time identificou um problema e desenvolveu uma solução tecnológica voltada para profissionais que atuam nos oceanos. Além disso, apresentaram aos jurados os conceitos mecânicos, estratégicos e de programação na categoria Design de Robô.

 

Na categoria Core Values demonstraram aos juízes como colaboram em equipe para resolver problemas de forma clara e divertida, sempre assegurando a inclusão de todos os integrantes. Por fim, construíram e programaram um robô para completar 15 missões em um tempo limite de 2:30 minutos.

 

O técnico e professor Silvio Luiz Vichroski, disse que os resultados obtidos são fruto da dedicação dos integrantes da ELEV3R. "Este é o reconhecimento da nossa equipe. Há oito anos, lutamos para conquistar prêmios, e ser reconhecidos como uma das melhores equipes do Brasil. Finalmente, o dia tão aguardado chegou. Com um desempenho extraordinário nas avaliações e um robô confiável no desafio da mesa, conseguimos destacar nossa presença. Agora, iremos concretizar nosso sonho de representar nossa escola, nosso município, nosso estado e nosso país na Austrália", afirmou.

 

Para a técnica e professora Lorinês Cesne, desde a conquista da etapa regional, ocorrida em novembro de 2024, a equipe intensificou os treinos. “Treinamos incansavelmente até atingir nossos objetivos, e o resultado finalmente chegou. Estamos entre as 11 melhores equipes do Brasil e em breve estaremos no outro lado do mundo deixando nossa marca”, comemorou.

 

Os integrantes da ELEV3R falaram sobre a competição e como foi conquistar a vaga para a competição internacional. “Conquistar o prêmio de Design de Robô e a vaga para competir na Austrália é uma realização extraordinária que reflete todo o nosso esforço e dedicação. Representar o Brasil em um torneio internacional é uma honra imensa e uma experiência que marcará nossas vidas de forma inesquecível”, comentou Diogo Corrêa dos Santos.

 

Samara Nunes Alves falou da emoção ao receber os resultados. “A emoção é surreal, saber que todo nosso esforço não foi em vão é incrível. Ganhamos o troféu de 4° lugar no design do robô e uma vaga para o Open na Austrália. Ver o nome da equipe no telão foi uma sensação indescritível e tenho certeza de que na Austrália teremos experiências incríveis”, classificou.

 

Thalita Lipke Machado explicou que a premiação de design de robô e a vaga que conquistamos para o torneio internacional foram oportunidades incríveis e uma consequência de todo esforço e dedicação. “Representar o Brasil em uma competição internacional é uma honra imensa e uma satisfação enorme”, ressaltou. Lavinea de Quadros Rodrigues também fez suas considerações quanto à participação do SESI de Vilhena na competição nacional. “Participar deste torneio foi uma experiência incrível! E ver toda nossa conquista do prêmio 4° no de Design de Robô foi emocionante. Agora, temos a chance de representar o Brasil na Austrália, e isso significa muito para nós”, pontuou.

 

Maria Júlia da Silva Demarque, novata na equipe, falou da experiência em já ter alcançado o resultado já na sua primeira competição nacional. “Por ser o meu primeiro torneio nacional, e o próximo já ser uma competição internacional, é marcante.  Representar o Brasil será inesquecível. O prêmio que ganhamos nos fez ter orgulho do nosso trabalho, agradeço aos meus colegas, integrantes da ELEV3R, eles por terem me dado uma oportunidade única, uma segunda família e um sonho realizado”, declarou.

 

O superintendente do SESI, Alex Santiago, parabenizou a equipe pelo resultado, fruto do empenho e dedicação dos alunos e técnicos.  Ele ressaltou a importância do trabalho coletivo na busca pela excelência e, principalmente, a interação e troca de experiências com equipes dos demais estados, enriquecendo ainda mais o aprendizado e aprimorando as práticas educacionais e os laços de amizade.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SESI Porto Velho garante sexto lugar na classificação geral da F1 Schools com a Nimble

Alunos do SESI de Porto Velho e Nova Mutum são premiados na OBMEP

SESI de Pimenta Bueno participa da 1ª Etapa do Projeto MP Itinerante

Instrutor do SENAI de Cacoal participa da elaboração de questões do SAEP