IMPRENSA
16 de April de 2025 - 15h47

A- A A+

Dia de música associada à leitura no SESI de Porto Velho

As turmas do 1°ano A e B do Ensino Fundamental I do Colégio SESI de Porto Velho associaram leitura à música, numa atividade interativa organizada pelas professoras Gesianny Carvalho e Flavia Dias, e realizada nesta quarta-feira, 16. O momento contou com a participação dos responsáveis Ilaine Aparecida Souza e Silva e Gustavo Ávila, pais do aluno Pedro Gabriel Souza e Silva, que encantaram as turmas com cantigas infantis e contação de histórias.


Para entoar as músicas, o cantor utilizou seu violão e os alunos acompanharam com instrumentos musicais criados por eles próprios. Com o apoio da família, esses instrumentos foram confeccionados com materiais recicláveis. Ao propor essa aula, as professoras acreditam que a música associada à leitura permite que as crianças desenvolvam a sua sensibilidade, criatividade, expressão corporal e o apreço pela leitura de maneira lúdica e eficaz.


Segundo Ilaine, é emocionante ver a participação das crianças nas ações interativas propostas no ambiente escolar. “Hoje tivemos a alegria de participar de um momento muito especial na escola. Lemos uma historinha e cantamos algumas músicas com os instrumentos que os alunos criaram. Acreditamos muito nessa combinação de leitura com música, porque ela estimula a imaginação, a concentração e o desenvolvimento emocional das crianças. Foi lindo ver como eles interagiram”, comentou a mãe do aluno Pedro.


Durante a atividade, os educandos vivenciaram o dia do livro infantil e a possibilidade de relacionar a música pelos instrumentos confeccionados em parceria com a família. “O que reforça o quanto o envolvimento dos responsáveis possibilita um fortalecimento do aprendizado. Essas ocasiões também despertam o apreço pela leitura”, disse a professora Gesianny Carvalho.


A professora Flavia Dias destacou que a ação é um marco na vida dos alunos, além de ser muito especial, pois conseguimos desenvolver a concentração, memória, raciocínio, compreensão, estimulando a linguagem oral e ampliando a capacidade criativa de cada um deles em suas ações, além de ajudar no crescimento individual em todo o processo educacional.


A pedagoga Alanna Couto ressalta que a música e a contação de histórias são ferramentas poderosas no processo de aprendizagem dos alunos do Fundamental I. “Elas ajudam a desenvolver a criatividade e a oralidade das crianças, além de promover a interação social, a empatia e o amor pela leitura. É um prazer ver os alunos se divertindo e aprendendo”, informou. Alanna salientou a importância da participação dos pais na execução da aula. “A participação dos pais que contribui para a criação de um ambiente escolar positivo, o que é importante para o desenvolvimento sócio emocional dos nossos alunos”, ponderou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Alunos do SENAI de Ariquemes vivenciam processos da Indústria 4.0

Alunos do SESI de Porto Velho recebem as medalhas da OBMEP – 2024

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

FIERO e Prefeitura de Alto Paraíso alinham parcerias impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do município