IMPRENSA
24 de April de 2025 - 09h23

A- A A+

SESI de Nova Mutum Paraná realiza ''Caça aos Ovos da Leitura''

O Projeto Páscoa Solidária, organizado pelos colégios SESI de Rondônia, é realizado com ações de solidariedade e atividades vinculadas ao processo de ensino aprendizagem e para aprimorar a capacidade de comunicação, ampliar o vocabulário, a expressão, além de instigar o raciocínio, a imaginação, a memória e a capacidade de análise, e a unidade de Nova Mutum, promoveu nesta quarta-feira, 23, a “Caça aos Ovos da Leitura”, que permitiu aos alunos novos conhecimentos e ampliar o repertório cultural, ao proporcionar acesso a diferentes temas e perspectivas, despertando o prazer pela leitura.


A caça aos ovos teve a participação dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e contribuiu para encorajar o processo de alfabetização, expandir o vocabulário e aprimorar o potencial de expressão e permitir manifestar ideias de forma clara e organizada.


No pátio da escola, foram espalhados diversos ovos de plástico contendo palavras em seu interior, além de cartazes com dicas visuais que ajudavam na busca dos ovos mágicos. A professora Naiara Umbelino, responsável pela aula temática, reuniu os alunos e apresentou o desafio de forma empolgante, despertando a curiosidade e o entusiasmo das crianças.


Para concluir a atividade, todos participaram de uma roda de leitura, onde compartilharam palavras encontradas, criaram frases e vivenciaram o prazer da leitura de forma lúdica e significativa. “Trabalhar a leitura de forma lúdica, por meio de desafios, desperta ainda mais o interesse dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais leve, divertido e eficaz”, relatou Naiara.


A professora explicou que a escrita permite a construção de pontos de vista e atribuição de sentido a este mundo. Dessa forma, a leitura exerce um papel importante, porque ela vai à busca desses pontos de vista, verificando-os, questionando-os e investigando os meios de sua elaboração. “Já a leitura expande o vocabulário, aprimora a habilidade de expressão por escrito, estimula a inventividade e contribui para o crescimento das aptidões cognitivas e socioemocionais dos nossos alunos”, complementou a professora do 1º ano.


A pedagoga Ana Paula de Almeida explicou que o Projeto Páscoa Solidária promoveu diversas ações e além da arrecadação de alimentos, atividades lúdicas para estimular o processo de ensino aprendizagem com ludicidade, o que auxilia de forma significativa ao desenvolvimento dos alunos. “O Projeto objetiva trabalhar os sentimentos de empatia, amor ao próximo, partilha e atos de caridade e doação por meio da prática de boas ações”, enfatizou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Campanha envolve alunos do colégio SESI de Pimenta Bueno

Caça aos Ovos marca a Páscoa no SESI de Vilhena

FIERO participa de reunião do Conselho de Assuntos Legislativos da CNI

Conselheiro da FIERO participa da reunião do CONSEPA