IEL-RO amplia oferta de estágios para estudantes de nível médio e superior
SESI de Cacoal incentiva contato com a literatura clássica
O estímulo à formação leitora e o pensamento crítico foram promovidos durante a Tertúlia Literária no colégio SESI de Cacoal nesta semana, junto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. A proposta que integra o planejamento pedagógico da instituição, objetiva incentivar o protagonismo juvenil na interpretação e no debate de obras literárias consagradas, por meio da leitura, oralidade e argumentação.
Os estudantes foram convidados
a produzir textos autorais inspirados na obra lida, promovendo a transposição
dos conhecimentos discutidos para a prática da escrita criativa e reflexiva.
Além disso, a atividade despertou o interesse por novas leituras e ampliou o
repertório cultural da turma, que expressou maior participação em rodas de
conversa e tarefas interpretativas nas aulas de Língua Portuguesa. A coordenação
pedagógica e a professora Claudia Nepomuceno já planejam novas edições da
tertúlia envolvendo outros autores e gêneros literários, consolidando essa
proposta como uma estratégia contínua de formação leitora e crítica no
currículo da escola.
Para a professora Cláudia
Nepomuceno, do Núcleo de Formação Docente e Mentoria, a tertúlia pedagógica
representa uma oportunidade para incentivar os estudantes a conhecer e se aprofundar
nos textos clássicos da literatura universal. “Foi um momento de trocas
essenciais, em que os alunos e alunas realizaram uma leitura orientada e
traçaram conexões significativas com a realidade”, explicou.
A professora acrescentou que a
ação permitiu compreender que a literatura, enquanto expressão artística,
reflete o contexto histórico e social de sua época, ampliando o olhar crítico
dos jovens leitores.
Segundo a aluna Geovana Mendes,
a literatura consegue unir o clássico ao moderno. “Nunca tinha parado para
pensar em como um texto antigo pode ter tanto a ver com o mundo de hoje. Foi
surpreendente perceber que, mesmo escrito há tantos anos, ele ainda fala sobre
situações que vivemos atualmente. As conversas com meus colegas durante a
tertúlia me fizeram enxergar o texto por outras perspectivas e refletir de um
jeito diferente”, ponderou.
A coordenadora de Educação
Marla Mendes, disse que o SESI apresenta formas criativas que despertem o
interesse pela literatura clássica. “Acreditamos no poder da leitura como
ferramenta de transformação. Ver nossos estudantes engajados em debates tão
ricos é um reflexo do trabalho coletivo entre professores, equipe pedagógica e
alunos”, evidenciou.
Jornalista: Andréa Machado
Minuto
Mais notícias
SESI de Pimenta Bueno celebra o Dia do Bumba-Meu-Boi
Alunos do SESI de Nova Mutum aprendem sobre os três poderes da República
SENAI DR-RO presente em Encontro do SAGE Norte e Nordeste no Ceará