IMPRENSA
13 de August de 2025 - 08h39

A- A A+

FIERO é parceira do Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos organizado pela SEMA

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) sediou o Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos, nesta terça-feira, 12. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) teve o objetivo de promover o diálogo entre os grandes geradores de resíduos sólidos do município, o poder público e os demais setores envolvidos, visando à construção de soluções integradas e sustentáveis para a gestão adequada dos resíduos sólidos em Porto Velho.


No evento, a SEMA apresentou o Programa de Controle de Grandes Geradores de Resíduos Sólidos, desenvolvido pela própria secretaria. De acordo com a fiscal de Meio Ambiente, Cirlene Tagliatti, já existe uma legislação que estabelece as regras para que as grandes geradoras realizem a destinação correta dos seus resíduos. São consideradas grandes geradoras empresas, indústrias e instituições públicas que produzem mais de 200 litros de resíduos sólidos por dia.


A fiscal informou ainda que o Decreto nº 15.603/2018, que regulamenta o tema, passará por alterações. Após a aprovação e publicação das mudanças, as empresas terão novos prazos para se adequar às regras, atualizar o cadastro junto à SEMA e apresentar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), detalhando as formas de gestão e destinação dos resíduos gerados, de maneira a não comprometer o meio ambiente.


A reunião também serviu para apresentar ideias de reciclagem, por meio da cooperativa dos catadores Catanorte, que atua na Vila Princesa, em Porto Velho. Segundo o coordenador de finanças da cooperativa, Toni dos Santos, lá eles recebem materiais de celulose (papeis em geral), plástico e metais. Ele explicou que, quando o volume é acima de 2 metros cúbicos, a própria cooperativa pode fazer a coleta.


Michel Esteves, assessor técnico da Catanorte ressaltou a importância do evento, pois foi uma forma de divulgar que cooperativas que trabalham e reciclam resíduos estão em funcionamento na capital. “É importante que as pessoas saibam que há uma alternativa para o descarte correto”, informou.


Esteves lembrou da assessoria que a cooperativa teve por meio do Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO). O Projeto Cata Mais Rondônia sistematizou os catadores para que se organizassem visando melhorar a maneira como faziam a coleta e a aumentar a renda de forma mais articulada. “Foi um grande aprendizado para todos nós”, afirmou Esteves.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Aulas dinâmicas estimulam o aprendizado dos alunos do 1º ano do SESI de Nova Mutum

FIERO avalia impactos da aprovação do fim da taxa sobre compras internacionais

Professores do SESI participam de capacitação integrada sobre leitura e matemática para a infância

Inovação e troca de saberes transformam a prática docente no SESI-RO