IMPRENSA
25 de August de 2025 - 17h43

A- A A+

No dia do Folclore, SESI de Cacoal mescla os temos ligados à conservação do meio ambiente

A unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cacoal celebrou o dia do Folclore, na última sexta-feira, 22, e fez uma vinculação com a COP30, Conferência Mundial que ocorrerá em novembro, em Belém, no coração da Amazônia. Ambos os temas ampliaram o debate, mostrando como a cultura popular e a mitologia brasileira dialogam diretamente com a conservação do meio ambiente e a luta contra as mudanças climáticas. O evento “Dia do Folclore: Cultura Popular, Clima Global e COP30” foi realizado com o propósito de integrar a valorização das tradições culturais brasileiras à conscientização sobre as urgentes questões ambientais globais.


O Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, foi criado para valorizar e preservar as tradições culturais de um povo, passadas de geração em geração, como lendas, danças, festas e saberes populares. A data busca despertar o respeito pela diversidade e fortalecer a identidade nacional por meio do conhecimento das raízes culturais.


Já a COP30 terá como objetivo debater soluções globais para enfrentar as mudanças climáticas. Entre suas metas, estão a redução da emissão de gases poluentes, proteção dos biomas como a Amazônia e garantia da justiça climática para populações vulneráveis. O evento também destaca o papel dos povos tradicionais na preservação ambiental.


A ação contou com o engajamento e a participação dos estudantes desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Novo Ensino Médio. Dentre as apresentações culturais, houve apresentações musicais com a professora Viviane Fernandes, declamação de poemas, recitação de parlendas, danças, apresentações teatrais e um texto sensibilizador sobre as mudanças climáticas, com o tema alinhado à COP30, que este ano tem como símbolo o Curupira.


A aluna Larissa Martins de Carvalho, da 3ª Série B, falou sobre o entusiasmo de todos nas apresentações: “O Dia do Folclore na escola foi muito animado e cheio de alegria. Tivemos músicas, danças, contos populares, poemas e pudemos relembrar personagens importantes que fazem parte da nossa cultura, como o Saci e a Iara. A alegria foi total, mesmo para nós, que estamos encerrando esse ciclo escolar”, pontuou.


A coordenadora de Educação, Rubia Carla de Souza Costa, expressou a importância da reflexão dos temas que envolvem o folclore e os cuidados com o meio ambiente. “É uma data que nos convida a mergulhar nas raízes culturais do nosso povo. O folclore brasileiro é um tesouro de histórias, lendas e saberes que refletem a diversidade e a riqueza das nossas origens. Ao valorizarmos personagens como o Curupira, o Saci e a Iara, estamos também reconhecendo a sabedoria dos povos indígenas e demais povos tradicionais que há séculos mantêm viva a nossa identidade”, disse.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Instrutores do SENAI de Cacoal e Rolim de Moura participam de oficina para elaboração de questões do SAEP

Alunos do SESI de Pimenta Bueno aprendem sobre o Folclore Brasileiro em atividade cultural

SENAI de Ji-Paraná entrega certificados a 180 alunos formandos de oito turmas

Projeto Leiturômetro estimula alunos do SESI Porto Velho a desenvolverem o gosto pela leitura