IMPRENSA
29 de September de 2025 - 14h02

A- A A+

Estudantes vivenciam experiência prática sobre a formação dos fósseis

Alunos do 6º ano do ensino fundamental II do colégio do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cacoal, participaram de uma aula científica que simulou a formação dos fósseis, utilizando gesso para reproduzir o processo de preservação em rochas sedimentares. A iniciativa foi conduzida pela professora de Ciências da Natureza, Krisnanda Kelly Castro Lima, integrante do Núcleo de Formação Docente e Mentoria.


A proposta buscou aproximar os estudantes de um tema essencial para a compreensão da evolução da vida e das transformações ambientais ocorridas ao longo da história da Terra. De forma prática, os participantes observaram como restos orgânicos e marcas podem ser preservados no ambiente natural, exercitando a curiosidade e a análise investigativa.


Entre os objetivos da atividade estiveram a compreensão do processo de fossilização e sua relevância científica, estimular a formulação de hipóteses, valorizar o ensino experimental como parte da construção do conhecimento, incentivar o protagonismo estudantil e refletir sobre a importância da preservação ambiental.


“Essa atividade foi pensada com o objetivo de tornar o conteúdo sobre fósseis mais acessível e significativo para os estudantes. Ao simular o processo de fossilização com materiais simples como gesso, conseguimos transformar um conceito abstrato em uma experiência concreta e visual. Os estudantes entenderam como os fósseis se formam, e refletiram sobre a importância desses registros para a ciência, especialmente no estudo da evolução e das mudanças ambientais ao longo do tempo”, afirmou a professora Krisnanda.


Ela informou ainda que a atividade despertou curiosidade, promoveu o trabalho em grupo e estimulou o pensamento investigativo. Além disso, ela reforça a ideia de que aprender ciência pode ser divertido, criativo e conectado com o cotidiano. “Acredito que experiências como essa contribuem para formar alunos mais críticos, conscientes e apaixonados pelo conhecimento”, enfatizou a professora de Ciências do SESI de Cacoal.


A aluna Heloísa Rodrigues disse que a experiência contribuiu para seu aprendizado. “Achei essa atividade interessante porque a gente conseguiu entender como os fósseis se formam de verdade. Antes eu achava que fóssil era só osso de dinossauro, mas agora sei que pode ser até uma marca de folha. Aprendi que os fósseis ajudam os cientistas a entender como era o planeta antigamente e como os seres vivos mudaram com o tempo”, informou.


A coordenadora de Educação, Marla Mendes de Matos Cardoso também ressaltou o impacto do trabalho pedagógico do tema junto aos alunos. “Essa atividade representa exatamente o tipo de prática pedagógica que buscamos incentivar em nossa escola: uma abordagem que une teoria e prática, despertando o interesse dos alunos pela ciência de forma concreta e significativa. Ao simular a formação de fósseis com materiais simples, os estudantes não apenas compreenderam um conteúdo importante do currículo, mas também desenvolveram habilidades como observação, investigação e trabalho colaborativo”, ponderou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Campanha desenvolve ações de conscientização no SESI e SENAI de Cacoal, Rolim de Moura e Pimenta Bueno

Projeto premia alunos leitores e valoriza o protagonismo estudantil

IEL-RO promove curso de oratória para servidores do DETRAN-RO

FIERO recebe embaixador do Chipre e reforça laços comerciais entre Rondônia e o país europeu