Campanha desenvolve ações de conscientização no SESI e SENAI de Cacoal, Rolim de Moura e Pimenta Bueno
Estudantes vivenciam experiência prática sobre a formação dos fósseis
Alunos do 6º ano do ensino fundamental II do colégio do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cacoal, participaram de uma aula científica que simulou a formação dos fósseis, utilizando gesso para reproduzir o processo de preservação em rochas sedimentares. A iniciativa foi conduzida pela professora de Ciências da Natureza, Krisnanda Kelly Castro Lima, integrante do Núcleo de Formação Docente e Mentoria.
A proposta buscou aproximar os
estudantes de um tema essencial para a compreensão da evolução da vida e das
transformações ambientais ocorridas ao longo da história da Terra. De forma
prática, os participantes observaram como restos orgânicos e marcas podem ser
preservados no ambiente natural, exercitando a curiosidade e a análise
investigativa.
Entre os objetivos da atividade
estiveram a compreensão do processo de fossilização e sua relevância
científica, estimular a formulação de hipóteses, valorizar o ensino
experimental como parte da construção do conhecimento, incentivar o
protagonismo estudantil e refletir sobre a importância da preservação
ambiental.
“Essa atividade foi pensada
com o objetivo de tornar o conteúdo sobre fósseis mais acessível e
significativo para os estudantes. Ao simular o processo de fossilização com
materiais simples como gesso, conseguimos transformar um conceito abstrato em
uma experiência concreta e visual. Os estudantes entenderam como os fósseis se
formam, e refletiram sobre a importância desses registros para a ciência,
especialmente no estudo da evolução e das mudanças ambientais ao longo do tempo”,
afirmou a professora Krisnanda.
Ela informou ainda que a
atividade despertou curiosidade, promoveu o trabalho em grupo e estimulou o
pensamento investigativo. Além disso, ela reforça a ideia de que aprender
ciência pode ser divertido, criativo e conectado com o cotidiano. “Acredito que
experiências como essa contribuem para formar alunos mais críticos, conscientes
e apaixonados pelo conhecimento”, enfatizou a professora de Ciências do SESI de
Cacoal.
A aluna Heloísa Rodrigues disse
que a experiência contribuiu para seu aprendizado. “Achei essa atividade interessante
porque a gente conseguiu entender como os fósseis se formam de verdade. Antes
eu achava que fóssil era só osso de dinossauro, mas agora sei que pode ser até
uma marca de folha. Aprendi que os fósseis ajudam os cientistas a entender como
era o planeta antigamente e como os seres vivos mudaram com o tempo”, informou.
A coordenadora de Educação,
Marla Mendes de Matos Cardoso também ressaltou o impacto do trabalho pedagógico
do tema junto aos alunos. “Essa atividade representa exatamente o tipo de
prática pedagógica que buscamos incentivar em nossa escola: uma abordagem que
une teoria e prática, despertando o interesse dos alunos pela ciência de forma
concreta e significativa. Ao simular a formação de fósseis com materiais
simples, os estudantes não apenas compreenderam um conteúdo importante do
currículo, mas também desenvolveram habilidades como observação, investigação e
trabalho colaborativo”, ponderou.
Jornalista: Andréa Machado Minuto
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