IMPRENSA
19 de September de 2025 - 14h20

A- A A+

FIERO participa da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

FIERO participa da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

 

Conselheiros da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) participaram da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (CNT), realizada nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), em Porto Velho. No primeiro dia, destinado à abertura, estiveram presentes, o 1º diretor tesoureiro, Alan Gurgel, que compôs a mesa, representando o presidente Marcelo Thomé, a vice-presidente de Assuntos da Micro e Pequena Indústria, Cida Mourão, dos presidentes dos Sindicatos das Indústrias da Construção Civil (SINDUSCON), Ricardo Moreira, das Indústrias Cerâmicas e Artefatos de Cimento, Paulo Ângelo Condebella, de Bebidas, Sucos, Polpas e Água Mineral (SINDBEBIDA), Natanael Silva, e da Indústria de Panificação e Confeitarias (SINDIPAN), Rogério Amorim, e do superintendente da FIERO, Gilberto Baptista, que atuaram como delegados da II CNT. A Conferência Nacional do Trabalho tem formato tripartite, que envolve os segmentos dos empregados, empregados e governo. O segundo dia foi destinado à apresentação das propostas que foram discutidas em grupos temáticos e nas plenárias, passando por processos de negociação até alcançar pontos de convergência. Esse método reforça a democracia participativa e contribui para decisões equilibradas, que consideram tanto a proteção social quanto a geração de empregos e o desenvolvimento econômico.

 

O segmento dos empregadores, que além da Federação das Indústrias, foi representado pela FECOMÉRCIO, FAPERON e OCB, apresentou quatro propostas que foram amplamente debatidas pelos presentes e aprovadas, três por maioria dos votos e uma por ampla maioria. Na avaliação do superintendente da FIERO, os debates foram de alto nível, mesmo nos assuntos em que houve divergências aos temas propostos.


Segundo a superintendente Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e conselheira do SESI e SENAI, Tereza Janete Córdova dos Santos, a etapa estadual da Conferência serviu de espaço de debate e construção de diretrizes de promoção do trabalho decente. “As propostas aprovadas nesta etapa de Rondônia serão levadas para a fase nacional, que ocorrerá no próximo ano em São Paulo”, afirmou. Ela aproveitou para agradecer a presença de todos e elogiou a postura de todos os participantes durante os debates se estenderam ao longo do evento.


Sobre a conferência


A Conferência Nacional do Trabalho (CNT) é um espaço democrático de diálogo social que busca formular propostas e diretrizes para orientar as políticas públicas voltadas ao mundo do trabalho no Brasil. Sua principal característica é o modelo de participação tripartite, em que representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores compartilham, em igualdade de condições, a construção de consensos.


O caráter tripartite segue a orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário. Essa estrutura assegura que cada bancada tenha o mesmo peso nas deliberações, evitando que um setor se sobreponha aos demais. Com isso, o processo ganha legitimidade e promove a cooperação entre diferentes interesses.


O modelo também aproxima a formulação de políticas públicas das realidades vividas por trabalhadores e empresas em diferentes regiões do país. As etapas estaduais desempenham papel essencial nesse sentido, ao levar para a conferência nacional a diversidade de demandas locais, enriquecendo o debate e fortalecendo os resultados coletivos.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SESI, SENAI e IEL Ji-Paraná realizam dinâmicas pelo Setembro Amarelo

SENAI CEET de Porto Velho realiza ações voltadas à saúde mental dos estudantes

Equipe do SESI de Porto Velho é vice-campeã nacional na Olimpíada Brasileira de Foguetes

SENAI-RO expande atuação com consultorias em tecnologia para construção no Amapá